Zâmbia na África: Onde Ver os Big Five…E As Grandes Cachoeiras!
Zâmbia na África: Onde Ver os Big Five…E As Grandes Cachoeiras!

Zâmbia na África: Onde Ver os Big Five…E As Grandes Cachoeiras!

A Zâmbia, com seu clima subtropical, não se preocupa com firulas como “verão” e “inverno”. Lá, a coisa rola em duas batidas: estação seca e estação chuvosa. E adivinha qual é a melhor hora pra botar o pé nessa terra de safáris selvagens e quedas d’água de tirar o fôlego?

Turistas praticam rafting em Zâmbia

Pra quem tá doido pra ver leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes (os famosos Big Five), a seca manda um salve de maio a outubro. Por quê? Simples: com a vegetação menos escondidinha, os bichos se aglomeram em bebedouros e rios, transformando a savana num verdadeiro desfile de fauna. Imagina só você curtindo um nascer do sol com zebras pastando do lado e girafas espiando por cima das acácias! De quebra, o clima tá uma delícia: dias ensolarados, chuvinha zero e temperaturas suaves. Mas atenção, setembro e outubro chegam com um calorzinho pra lá de brasileiro, então não esquece o filtro solar! Ah, e se você pensa em sair de casaco pra caçar bichos de madrugada durante o “inverno” Zambiano, melhor pensar duas vezes. Acredite, as manhãs por lá nessa época são frias de doer!

Agora, se a sua vibe é mais “selva de esmeralda”, a estação chuvosa (de dezembro a abril) vem com um apelido bem sugestivo: a “Estação Verde”. A paisagem fica tipo um quadro do Monet, toda verdinha e exuberante. Mas pra ver os Big Five, já viu né? Eles ficam meio tímidos com tanta folhagem e costumam mudar o endereço pra longe dos bebedouros da seca. Mas não fica triste! Essa época é o paraíso pra quem curte observar passarinhos, inclusive os migratórios que vêm dar uma canja na Zâmbia. Só te prepara pra uma chuva ou outra, principalmente entre janeiro e fevereiro. Ah, e alguns lodges fecham as portas por causa do dilúvio, então pesquisa direitinho antes de fechar a viagem.

Resumindo a brincadeira:

  • Safáris selvagens de Big Five: de maio a outubro, na seca.
  • Quedas Victoria no auge: de maio a julho, no finzinho da chuva, quando o Zambeze tá cheinho d’água e as quedas dão um show de força.
  • Devil’s Pool (aquela piscina natural na beira das cataratas): seca, quando o nível do rio tá baixinho.
  • Rafting nas corredeiras: seca, com pouca água pra te chacoalhar.
  • Pássaros migratórios e selva emeraldina: estação chuvosa, de dezembro a abril.

E por falar nas Cataratas Victoria, vale um aviso: depois de julho, a galera do lado de lá, no Zimbábue, vai ter uma visão bem melhor das quedas do que você. Mas relaxa, a Zâmbia ainda vai te conquistar com seus safáris incríveis, a natureza pulsante e uma vibe africana única. Afinal, não é só de Big Five e Victoria Falls que vive o viajante, né?

Então, bora arrumar as malas, pegar o chapéu e se jogar nessa aventura Zambiana! Só não esquece de escolher a época certa pra curtir cada pedacinho desse paraíso selvagem. Ah, e volta aqui depois pra me contar as histórias dos seus encontros com leões, elefantes e…quem sabe, até arco-íris duplos nas Victoria Falls!

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário