A rede ferroviária indiana percorre o comprimento e a largura do país e é uma das maneiras mais cênicas de se locomover.
Délhi possui cinco estações principais. Muitos trens interurbanos utilizam a estação de Hazrat Nizamuddin, mas a estação de New Delhi (entre Nova Deli e Velha Deli) provavelmente será mais conveniente; também há as estações de Delhi Junction (Velha Deli), Sarai Rohilla e Anand Vihar Terminal. Agra possui duas estações, Cantão e Agra Fort, enquanto Jaipur possui apenas uma, chamada simplesmente de estação Jaipur.
Cada trem é conhecido pelo seu nome e número. Os trens possuem carros de primeira e segunda classe e vagões-cama de dois e três andares (os beliches se dobram durante o dia para fornecer assentos). Os trens expressos com ar condicionado oferecidos pela Indian Rail – como o Rajdhani Express ou Shatabdi Express – têm menos paradas e oferecem melhores instalações e serviços do que os trens comuns, proporcionando conexões pontuais entre as principais cidades da região. Eles são mais caros, mas as refeições e a água mineral estão incluídas na passagem. Caso contrário, alimentos e bebidas são vendidos por vendedores nas estações, e as refeições são oferecidas pelos serviços de catering ferroviário.
Horários impressos (“Trens em um Relance”) estão disponíveis na maioria das livrarias das estações, ou você pode verificar no Indian Rail e no IRCTC. Esteja ciente de que os trens frequentemente podem atrasar horas e as estações geralmente são muito movimentadas. Reserve com antecedência, pois os trens estão sempre lotados. Comprar bilhetes de trem envolve preencher um formulário e fornecer sua idade e gênero (que aparecerão em seu bilhete junto com o número do vagão e do assento). Se os bilhetes reservados estiverem indisponíveis, você pode obter um bilhete RAC (Reserva Contra Cancelamento) que permite embarcar no trem e encontrar um lugar para se sentar; você pode então conseguir um beliche (solicite ao fiscal do trem), mas não há garantia disso. É possível viajar sem reserva, mas não é aconselhável para viagens de qualquer duração.
Existem balcões de bilhetes computadorizados nas estações ferroviárias, e a maioria dos agentes de viagens pode obter bilhetes. Na Estação Ferroviária de Nova Deli, o Bureau de Turismo Internacional está localizado no andar de cima do saguão principal – cuidado com os atravessadores tentando desviá-lo para agentes de viagens duvidosos fingindo serem bureaux de turismo. O verdadeiro Bureau de Turismo está aberto de segunda a sábado das 8h às 20h e domingo das 8h às 14h. Aqui você pode comprar bilhetes, pagáveis em dólares americanos, euros ou libras esterlinas, ou rúpias apoiadas por certificados de câmbio, e obter reservas prioritárias. Os bilhetes são reembolsáveis, sujeitos a taxas de cancelamento. Centros de reserva e balcões de turismo também estão localizados em outras estações ferroviárias.
Esperamos que estas informações facilitem sua viagem de trem pela Índia e tornem sua experiência mais agradável e tranquila. Boa viagem!
A Importância do Agente de Viagem
O maior benefício de contratar um agente de viagem é que somos pessoas, não chatbots ou algoritmos. Somos pessoas que amam viajar. Assim como você. O diferencial humano pode ser decisivo na sua próxima viagem internacional que você reservar.
Além de oferecer a nossa experiência, variedade de opções e tranquilidade, também ajudamos você a economizar tempo, dinheiro e ter menos preocupações.
Deixe a sua próxima jornada aos nossos cuidados e vamos fazer de tudo para ajudar você a aprimorar a sua experiência de viagem. Afinal de contas, viajar é um grande investimento emocional. E não há nada como ouvir uma voz amigável ao telefone ou receber um e-mail de uma pessoa que sabe quem você é e o que você está procurando. Uma pessoa que está disposta a ajudar você durante cada parte do processo.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.