Turista Dirigindo na Turquia: Regras e Informações Para Motoristas
Turista Dirigindo na Turquia: Regras e Informações Para Motoristas

Turista Dirigindo na Turquia: Regras e Informações Para Motoristas

A Turquia é um país encantador, com paisagens deslumbrantes e muitas atrações para explorar. Se você planeja viajar por este país incrível, uma ótima opção é alugar um carro e desfrutar da liberdade de explorar cada canto. No entanto, antes de pegar a estrada, é importante estar ciente das regras e informações para motoristas na Turquia.

Dirigindo carro na Turquia

Para dirigir na Turquia, você pode utilizar sua carteira de motorista da União Europeia, dos Estados Unidos ou uma carteira de motorista internacional. No carro, você deve sempre ter sua carteira de motorista, passaporte e documentos de seguro do veículo, pois serão necessários em caso de acidente. As principais empresas de aluguel de carros internacionais, bem como algumas locais, têm escritórios em aeroportos e grandes centros urbanos, facilitando a locação de um veículo.

O trânsito na Turquia ocorre no lado direito da estrada, como na maior parte da Europa continental. As placas de trânsito turcas estão em conformidade com o Protocolo Internacional sobre Sinalização de Trânsito e os locais arqueológicos e históricos são indicados por placas amarelas. As estradas na Turquia são bem conservadas e formam uma boa rede de tráfego. O limite de velocidade é de 50 km/h em áreas urbanas e 90 km/h fora delas (120 km/h em autoestradas).

Os postos de gasolina são facilmente encontrados e, em muitas rodovias principais, eles ficam abertos 24 horas e possuem restaurantes e outras facilidades anexas. O combustível mais comum é a gasolina sem chumbo (kurşunsuz).

Se você está planejando dirigir para a Turquia, além do passaporte, você precisará levar sua carteira de motorista internacional, documentos de registro do carro e o cartão verde internacional (cartão de seguro) com o sinal TR claramente visível (Observação: Você pode comprar este cartão na fronteira ao chegar).

Para entrar no país com seu veículo, você deverá fornecer os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Carteira de motorista internacional
  • Carteira de identidade
  • Documento de registro do carro
  • Cartão verde internacional (cartão de seguro) com o sinal TR visível
  • Livrete do veículo (Carnet de Passage) para aqueles que planejam seguir para o Oriente Médio
  • Se o veículo pertencer a outra pessoa, será necessário fornecer uma procuração

O veículo pode permanecer na Turquia por até 6 meses. O proprietário deve declarar na fronteira a data de saída do país e, obrigatoriamente, sair na data declarada. Se por alguma razão importante precisar encerrar o período de estadia antes do prazo declarado, é necessário comunicar às autoridades antes do término do período declarado.

Em caso de acidente, ele deve ser relatado à polícia ou gendarme, e esse relatório deve ser certificado pela autoridade local mais próxima. O proprietário do veículo deve apresentar-se à autoridade alfandegária com o passaporte e o relatório do acidente. Se o veículo puder ser reparado, é necessário informar a autoridade alfandegária primeiro e levar o veículo a uma oficina. Se o veículo não puder ser reparado e o proprietário desejar sair do país sem o veículo, ele deve entregá-lo ao posto alfandegário mais próximo, e o registro do veículo no passaporte será cancelado. Somente após o cancelamento, o proprietário do veículo pode deixar o país.

Em caso de acidente, você pode telefonar para:

  • Polícia de Trânsito (Trafik Polisi): Tel 154
  • Gendarme (Jandarma): Tel 156

Agora que você conhece as regras e informações para dirigir na Turquia, pode planejar sua aventura com mais segurança e tranquilidade. Aproveite sua viagem, explorando as maravilhas deste país fascinante com a liberdade que só o carro pode proporcionar.

Boa viagem!

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário