Esta é uma sugestão de roteiro turístico para conhecer a Serra da Estrela, em Portugal.
Eu recomendo hospedar algumas noites na Serra da Estrela para conhecer tudo com calma e não cair na tentação de fazer um bate e volta cansativo a partir de Lisboa.
De Lisboa a Covilhã são cerca de 278 km, que o viajante faz em cerca de 3 horas e 45 minutos de viagem de trem ou ônibus, sendo este último a opção mais barata.
Covilhã é a porta de entrada da Serra da Estrela. Lá, visite o Museu do Queijo para conhecer o processo de fabricação artesanal do famoso queijo da Serra. A seguir, suba ao ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre da Serra. De lá, tem-se vistas incríveis de lugares como a Serra da Boa Viagem e até mesmo da Serra de Gredos, situada no país vizinho, a Espanha. A Igreja de Santa Maria, do século XVI, tem a sua fachada inteiramente revestida por azulejos azuis e brancos pintados à mão representando a vida da Virgem Maria.
Penhas da Saúde é uma bela aldeia de montanha situado a cerca de 1.500 metros de altitude e que fica em pleno coração da Serra da Estrela. Você ficará impressionado com suas paisagens! Se você for nos meses de inverno, também poderá desfrutar das vistas das montanhas cobertas de neve. Pelo caminho, vê-se uma escultura dedicada à Nossa Senhora da Boa Estrela, a padroeira dos pastores, que data de 1946.
Manteigas é uma vila de beleza natural única situada a aproximadamente 700 metros de altitude e que fica no vale glaciar da Serra da Estrela. Nesta aldeia passa o Rio Zêzere. Enquanto caminha-se, sempre se houve os sons da água. É muito relaxante! Lá tem uma trilha que vai até o Poço do Inferno, esta caminhada é um circuito de 7,5 km dentro do Parque da Serra da Estrela e é a caminhada de 1 dia perfeita para caminhantes intermediários em forma. A melhor época para caminhar lá é a primavera e o verão. A caminhada irá levá-lo por terrenos rochosos e prados até a Cascata do Poço do Inferno, que desce um desfiladeiro íngreme da Ribeira de Lenadres e oferece vistas incríveis do vale.
Sabugueiro é o povoado mais alto de Portugal, fica a 1.200 metros. Lá você encontra casas rurais e toda simplicidade e delicadeza das aldeias portuguesas. Esta linda aldeia está localizada logo depois de Seia. O prato típico local é o cabrito e vitela assados em forno a lenha.
Siga viagem até o ponto mais elevado da região continental portuguesa. Lá, encontra-se o ponto de maior altitude da Serra da Estrela: um monumento a mais de 1.993 metros denominado a Torre. As vistas que terá da Serra da Estrela são incríveis. Se o dia estiver claro, você conseguirá avistar o Oceano Atlântico a mais de 160 km dali. Lá fica o Centro Comercial da Torre, um dos melhores lugares para provar o famoso queijo da serra e comprá-lo para levar para casa.
Visite a Vila de Loriga e faça breves paradas em Foz de Égua, uma maravilha escondida na Serra do Açor, a cerca de 4 km do Piódão. Um local de visita obrigatória.
Covão dos Conchos é uma das vistas mais deslumbrantes da Serra da Estrela, trata-se de um buraco em forma de cascata no meio de um lago. Embora pareça um fenômeno natural misterioso, esse buraco foi criado na década de 1950 para direcionar a água da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida. Embora seja possível visitar este local a pé, a caminhada não é para iniciantes e torna-se mais difícil durante os meses de inverno, por isso os visitantes são aconselhados a fazer sua pesquisa primeiro e ter cuidado.
Piódão é uma aldeia misturada em um vale e cercada por pastagens exuberantes, nascentes de montanhas e florestas sempre verdes. O arranjo de casas empilhadas é muito parecido com um anfiteatro e à noite, quando as luzes são acesas, a vila parece magnífica. As ruas estreitas e sinuosas foram construídas com pedra local.
A Aldeia do Xisto Benfeita faz parte da Rede das Aldeias do Xisto, que integra 27 aldeias que se situam no centro de Portugal e que oferecem experiências únicas, num território essencialmente constituído por montanhas de xisto.
Por último, visite Fraga da Pena, um espaço protegido, a Cascata da Fraga da Pena é uma queda de água na Serra do Açor e que se localiza nas proximidades da aldeia de Pardieiros, Arganil, no Distrito de Coimbra, em Portugal.