A Grécia é um país grande e topograficamente diverso, o que resulta em diferentes climas em suas diversas regiões. Em geral, o clima segue o padrão típico do Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. O país recebe muitas horas de sol, pelo qual é justamente famoso, e períodos prolongados de chuvas são incomuns. Basicamente, a Grécia tem apenas duas estações: quente e seca de abril a setembro; amena e úmida de outubro a março.
No entanto, existem padrões climáticos muito variados em todo o país, ditados pela topografia e distância da costa. As montanhas altas, por exemplo, têm um clima muito diferente das ilhas; as áreas do interior têm estações mais pronunciadas do que as áreas costeiras; o sul é mais quente e seco que o norte.
As Ilhas
As Ilhas Gregas são o destino escolhido pela maioria dos turistas. Prevalece um clima mediterrâneo, com verões longos, quentes e secos e invernos amenos e chuvosos.
O verão nas ilhas começa em maio, com temperaturas diurnas na casa dos 20 graus. Em julho, as temperaturas diurnas frequentemente chegam aos 30 graus. Julho e agosto são os meses de verão mais quentes, quando as temperaturas raramente caem abaixo de 20°C, mesmo à noite. Felizmente, as ilhas são visitadas pelos refrescantes ventos “meltemi” – brisas marítimas que sopram do norte e noroeste. Os ventos são mais fortes em julho e agosto, quando são mais necessários.
De meados de maio a meados de setembro é uma época muito seca, enquanto julho e agosto raramente veem qualquer precipitação.
Os invernos são amenos e úmidos – algo semelhante a uma primavera inglesa. As temperaturas geralmente ficam na casa dos 10 a 15 graus, embora em dias ensolarados possa chegar a 20 graus.
Dezembro é o mês mais chuvoso do ano e durante o inverno podem ocorrer tempestades fortes no Mediterrâneo. Elas podem trazer tempo desagradável por alguns dias, com fortes ventos e chuvas torrenciais. No entanto, como a maior parte da chuva cai em pancadas fortes, ainda há muitos dias ensolarados e pode ser uma época muito agradável – e tranquila.
As Montanhas
A Grécia é um dos países mais montanhosos da Europa, com mais de quatro quintos do país constituídos por montanhas ou colinas. O pico mais alto do país é o Monte Olimpo, com 2917 metros. As montanhas obviamente experimentam um clima muito diferente das regiões mais baixas da Grécia. Seu clima é alpino. Maior altitude significa temperaturas mais frias, mais nuvens e maior precipitação. O clima das montanhas também é altamente imprevisível.
Muitas das montanhas mais altas permanecem cobertas de neve por vários meses do ano, e existem até mesmo várias estações de esqui – algo que você não associaria normalmente à Grécia!
O clima de montanha predomina predominantemente nas altas cordilheiras do continente grego, mas um clima semelhante também pode ser visto nas altas montanhas de Creta.
O Continente
O continente grego tem um clima ligeiramente diferente novamente; é menos influenciado pelo mar do que as ilhas, é influenciado pela massa terrestre gigante da Europa e possui muitos microclimas devido ao efeito das montanhas nos ventos predominantes.
Existem mais extremos de temperatura no continente em comparação com as regiões insulares e costeiras. As temperaturas de verão podem atingir os 40 graus – Atenas já registrou uma temperatura de 48°C. Uma onda de calor severa no verão de 2007 viu incêndios florestais devastadores atingirem a Grécia. Um período prolongado de tempo quente e seco deixou o campo suscetível ao fogo. Esse perigo é frequente todos os verões na Grécia.
Por outro lado, podem ocorrer temperaturas frias no inverno e até mesmo neve nas regiões de baixa altitude, embora isso não seja comum. Uma onda de frio severa no inverno de 2004 trouxe neve a Atenas e temperaturas próximas a -10°C.
Variações climáticas ocorrem em todo o continente grego – o leste da Grécia e a área de Atenas são muito mais secos, enquanto o norte e o oeste têm um clima mais úmido. O norte e o leste da Grécia têm um clima muito mais continental, com as temperaturas mais baixas do país em média e uma variação mais extrema entre máximas e mínimas. O norte do país tem temperaturas em média cerca de 5°C mais frias do que as regiões costeiras no inverno.
Melhor Época para Visitar a Grécia
A melhor época para visitar a Grécia realmente depende do propósito da sua viagem, seja para aproveitar o sol e nadar nas águas turquesas do Mediterrâneo, conhecer muitas pessoas ou ter as praias só para você, ou visitar todos os maravilhosos locais históricos.
Julho e agosto são os meses mais populares para visitar a Grécia. Este é o momento em que a Grécia está mais viva e agitada. O clima é muito quente e a cidade é movimentada. As áreas turísticas ficam lotadas, pois gregos e turistas estrangeiros saem das cidades para suas férias. Os quartos de hotel são difíceis de encontrar, então é realmente necessário reservar com antecedência. É um ótimo momento se você é jovem, gosta de encontrar muitas outras pessoas jovens e as praias, bares e casas noturnas estão muito movimentados.
15 de agosto é o maior feriado nos meses de verão. As ilhas ficarão ainda mais cheias por alguns dias, os ferries serão reservados com antecedência, assim como hotéis e quartos. Atenas fica vazia em agosto, pois todos os gregos que podem, vão para as ilhas e o campo para suas férias, por isso é um ótimo momento para visitar a capital.
Maio-junho e setembro meados de outubro são a época ideal para visitar a Grécia. O clima é perfeito, ainda quente, mas não insuportável. As crianças estão na escola, então está mais tranquilo e os negócios nas ilhas ainda estão abertos e têm mais tempo para você. Os locais históricos são menos lotados. Ainda há vida noturna, especialmente nos finais de semana. As praias estão bastante vazias, especialmente nos dias úteis. É a época do ano em que você tem mais chances de chegar a uma ilha ou outro lugar e encontrar acomodação, e também obter melhores preços. Se você planeja visitar ilhas de verão como Mykonos, Milos, Ios, etc., o final de outubro pode não ser uma época muito boa, pois a temporada nessas ilhas é mais curta em comparação com Santorini, Creta, Rhodes, etc.
Novembro – março pode ser bastante frio e chuvoso. Alguns dias podem ter céu azul claro e sol, mas ainda assim é frio. Pode chover muito e nos últimos anos a Grécia teve uma quantidade razoável de neve no inverno, algumas vilas ficaram isoladas por alguns dias. Muitas lojas e empresas nas ilhas e cidades turísticas estarão fechadas.
Atenas, por outro lado, é um ótimo lugar para visitar, especialmente para fazer um pouco de compras. À noite, o centro tem uma ótima atmosfera, as pessoas estão nas ruas, fazendo compras, encontrando amigos para tomar um café ou apenas passeando pelas vitrines. Muitos hotéis estarão fechados durante esta temporada, então você deve reservar antes de chegar, no entanto, você pode obter ótimos preços em acomodações nesta época do ano.
Este é um momento maravilhoso para visitar também os museus, especialmente em Atenas. Se você mora na Europa, traga as crianças para um curto período de férias de inverno, leve-as ao redor da Acrópole e dos museus e ofereça a eles uma ótima lição de história, eles aprenderão muito mais do que em uma sala de aula!
Seja qual for a melhor época para visitar a Grécia, esperamos que suas férias sejam verdadeiramente agradáveis, com muitas lembranças para guardar.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.