O Egito é conhecido por seu clima quente e seco, característico do deserto, e suas estações se dividem basicamente em duas: um inverno ameno de novembro a abril e um verão quente de maio a outubro. As diferenças entre as estações se refletem nas variações das temperaturas diurnas e nas mudanças nos ventos predominantes. Nas regiões costeiras, as temperaturas variam entre uma média mínima de 14°C no inverno e uma média máxima de 30°C no verão.
Nas áreas desérticas do interior, as temperaturas variam amplamente, especialmente no verão, quando podem oscilar de 7°C durante a noite a 43°C durante o dia. Durante o inverno, as temperaturas no deserto flutuam menos drasticamente, mas podem chegar a 0°C durante a noite e atingir 18°C durante o dia.
A média anual de temperatura aumenta ao se deslocar para o sul, desde o Delta até a fronteira com o Sudão, onde as temperaturas são semelhantes às dos desertos abertos a leste e a oeste. No norte, as temperaturas mais amenas de Alexandria durante o verão fizeram da cidade um destino turístico popular. Em todo o Delta e no norte do Vale do Nilo, ocorrem ocasionais ondas de frio no inverno, acompanhadas de leve geada e até mesmo neve. Em Assuã, no sul, as temperaturas em junho podem chegar a 10°C durante a noite e a 41°C durante o dia, quando o céu está limpo.
O Egito recebe menos de oitenta milímetros de precipitação anualmente na maioria das áreas. A maior parte da chuva cai ao longo da costa, mas até mesmo a área mais úmida, ao redor de Alexandria, recebe apenas cerca de 200 milímetros de precipitação por ano. Alexandria possui umidade relativamente alta, mas as brisas do mar ajudam a manter a umidade em um nível confortável. Ao se deslocar para o sul, a quantidade de precipitação diminui drasticamente. Cairo recebe um pouco mais de um centímetro de precipitação a cada ano. A cidade, no entanto, relata umidade de até 77% durante o verão. Mas durante o restante do ano, a umidade é baixa. As áreas ao sul de Cairo recebem apenas vestígios de chuva. Algumas áreas podem passar anos sem chuva e, de repente, experimentar fortes chuvas que resultam em inundações repentinas. Sinai recebe um pouco mais de chuva (cerca de doze centímetros anualmente no norte) do que as outras áreas desérticas, e a região é pontilhada por numerosos poços e oásis, que sustentam pequenos centros populacionais que antes eram pontos focais nas rotas comerciais. A drenagem de água em direção ao Mar Mediterrâneo, a partir do planalto principal, fornece umidade suficiente para permitir alguma agricultura na área costeira, principalmente perto de Al Arish.
Um fenômeno do clima do Egito é o vento quente que sopra pelo país. Os ventos, conhecidos pelos europeus como siroco e pelos egípcios como khamsin, geralmente chegam em abril, mas às vezes ocorrem em março e maio. Os ventos se formam em pequenas, mas vigorosas, áreas de baixa pressão no Istmo de Suez e varrem a costa norte da África. Sem obstáculos geográficos, os ventos atingem altas velocidades e carregam grandes quantidades de areia e poeira dos desertos. Essas tempestades de areia, frequentemente acompanhadas por ventos de até 140 quilômetros por hora, podem fazer as temperaturas subirem até 20°C em duas horas. Os ventos sopram intermitentemente e podem continuar por dias, causando doenças em pessoas e animais, prejudicando colheitas e, ocasionalmente, danificando casas e infraestrutura.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.