Mitos e Curiosidades do Mundo do Vinho Para Viajantes Globais
Mitos e Curiosidades do Mundo do Vinho Para Viajantes Globais

Mitos e Curiosidades do Mundo do Vinho Para Viajantes Globais

Mito: Você deve desarrolhar uma garrafa de vinho para deixá-la respirar um pouco antes de servir. Verdade: Apenas desarrolhar uma garrafa de vinho expõe apenas a superfície do líquido no gargalo da garrafa ao ar, portanto, a quantidade de aeração é mínima. Isso não terá efeito perceptível no vinho. Em vez disso, decante-o para aerá-lo.

Vinhos branco e tinto para degustação

Mito: Quanto menores as bolhas, melhor o espumante. Verdade: O tamanho das bolhas não tem relação com a qualidade do champanhe ou qualquer outro vinho espumante. Muitas pesquisas foram feitas sobre o assunto recentemente, especialmente por Gérard Liger-Belair, professor associado de ciências físicas na Universidade de Reims Champagne-Ardenne, no coração da região de Champagne. Descobriu-se que a temperatura do vinho, assim como o tamanho das impurezas e falhas no interior da taça, afetam o tamanho das bolhas. Quanto mais quente o champanhe, maiores e mais frequentes as bolhas. E sem falhas ou impurezas no copo, como riscos microscópicos deixados por um pano de prato, o champanhe parece um vinho branco perfeitamente parado que, quando bebido, parece efervescente.

Mito: Beba vinho tinto com queijo e carne, e vinhos brancos com peixe e aves. Verdade: Existem muitas exceções a essa regra muito utilizada. Vinhos brancos encorpados e também os doces podem ser deliciosos com queijo. Vinhos tintos feitos com uvas Pinot Noir podem ser excelentes com peru. E um vinho tinto leve, como Beaujolais ou outro Gamay bem feito, combina muito bem com frango.

Mito: Gewürztraminer e comida asiática são uma combinação perfeita. Verdade: Este vinho aromático e encorpado iria dominar qualquer um dos pilares suaves da culinária asiática, como dim sum, tempurá ou sashimi. Além disso, a Gewürztraminer é conhecida por ter pouca acidez, que é o agente de limpeza no vinho necessário para refrescar o paladar para muitos dos outros elementos básicos da culinária asiática, como tempurá frito, pato oleoso ou barriga de atum gordo conhecida como toro.

Mito: Os gráficos de safras ditam bons e maus vinhos. Verdade: Não existem safras completamente boas ou ruins. As regiões vinícolas geralmente são muito grandes e o clima varia, portanto, alguns produtores experimentam ótimas condições em safras consideradas ruins. Além disso, uma safra altamente aclamada não é garantia de qualidade, porque as práticas de cultivo de uvas e vinificação influenciam a qualidade do vinho tanto quanto o clima. Use os gráficos de safras apenas como um guia geral, se usar.

Mito: Se é popular, deve ser bom. Verdade: Apenas porque vende bem não significa que seja delicioso. Um exemplo claro disso é o Pinot Grigio. Em 2003, o Pinot Grigio foi o vinho branco importado mais vendido nos Estados Unidos, de acordo com a publicação comercial Impact Databank. No entanto, na melhor das hipóteses, é apenas inofensivo e sem graça. O Pinot Grigio tem um sabor vagamente cítrico. É um vinho leve e neutro. Talvez o paladar coletivo da América do Norte tenha ficado tão cansado do Chardonnay grande, pesado e carvalhado, que o Pinot Grigio tenha refrescado paladares cansados com seu estilo leve e limpo. Para um estilo igualmente fresco e limpo, procure o Chablis ou o Muscadet da França; Müller-Thurgau da Áustria, Grã-Bretanha ou Canadá; ou Silvaner da Alemanha, todos oferecem um pouco mais de sabor e frescura.

Mito: Você só decanta vinho tinto. Verdade: Muitos vinhos brancos de destaque, como Sauternes ou Borgonhas brancos de melhores propriedades, também se beneficiam da decantação, pois a aeração realça seus aromas e sabores.

Mito: Champanhe não envelhece bem. Verdade: Champanhe de boa qualidade envelhece extremamente bem. Um dos vinhos mais fascinantes que já provei foi um Cristal de 1970, cortesia da Champagne Louis Roederer. Inesquecível. Provado quando tinha trinta e dois anos em Londres, Inglaterra, o vinho era um encantador beijo de brioches e maçãs cozidas com camadas de nozes, pão fresco, caramelo cremoso, acidez rendada e um final longo e animado. Sublime.

Mito: Vinho misturado é de baixa qualidade. Verdade: Embora às vezes um vinho de uma única variedade de uva possa ser muito bom, a mistura de duas ou mais variedades pode produzir melhor equilíbrio, complexidade e harmonia. Na verdade, as leis vinícolas na maioria dos lugares permitem que vinhos rotulados como uma única variedade de uva sejam temperados com outros tipos de uvas para permitir que os enólogos façam a mistura para obter equilíbrio.

Mito: O Velho Mundo faz vinhos melhores do que o Novo Mundo. Verdade: Tanto o Velho como o Novo Mundo produzem vinhos bons e ruins, e embora tradicionalmente tenham feito estilos de vinho muito diferentes, está começando a ocorrer uma sobreposição. Comprar o melhor vinho se resume a entender seu gosto pessoal, escolher estilos de vinho que lhe agradem e comprar vinhos de produtores confiáveis e orientados para a qualidade.

Mito: Uvas vermelhas sempre fazem vinho tinto e as brancas sempre fazem vinho branco. Verdade: Embora isso geralmente seja verdade, uvas vermelhas podem fazer vinho branco. Esse é o caso do Champanhe. As três uvas que compõem esse espumante branco incluem Chardonnay, que é branco, e também Pinot Noir e Pinot Meunier, duas uvas vermelhas. A prensagem delicada impede que as cascas das uvas vermelhas transfiram cor para o vinho.

Mito: Vinhos antigos têm um sabor melhor do que os jovens. Verdade: Isso raramente é verdade porque a grande maioria dos vinhos produzidos hoje é lançada pela vinícola em seu auge e pronta para ser bebida. Se esses vinhos prontos para beber são envelhecidos, eles serão mais velhos, mas não melhores, porque não são feitos para suportar o peso do tempo. Os vinhos projetados para envelhecimento são os únicos que realmente melhoram com o tempo. O capítulo 4 revela os segredos de saber quando beber um vinho.

A Importância do Agente de Viagem

O maior benefício de contratar um agente de viagem é que somos pessoas, não chatbots ou algoritmos. Somos pessoas que amam viajar. Assim como você. O diferencial humano pode ser decisivo na sua próxima viagem internacional que você reservar.

Além de oferecer a nossa experiência, variedade de opções e tranquilidade, também ajudamos você a economizar tempo, dinheiro e ter menos preocupações.

Deixe a sua próxima jornada aos nossos cuidados e vamos fazer de tudo para ajudar você a aprimorar a sua experiência de viagem. Afinal de contas, viajar é um grande investimento emocional. E não há nada como ouvir uma voz amigável ao telefone ou receber um e-mail de uma pessoa que sabe quem você é e o que você está procurando. Uma pessoa que está disposta a ajudar você durante cada parte do processo.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Booking.com

Deixe um comentário