Marcação de Assento em Viagem de Trem na Europa
Marcação de Assento em Viagem de Trem na Europa

Marcação de Assento em Viagem de Trem na Europa

Veja estas informações importantes sobre a marcação de assento em viagem de trem na Europa.

Euroduplex – Segunda classe no trem

A maioria dos trens internacionais e de longa distância na Europa exige a marcação de assento.

Alguns trens que exigem esta marcação prévia de assento na Europa são: TGVs, Eurostars, InterCity, AVEs, EuroCity, alguns ICEs, Glacier Express, Bernina Express, Crystal Panoramic e o William Tell Express na Suíça.

Na maioria dos terminais de trem na Europa existem sistemas de reserva computadorizada para marcar os assentos.

Observe se do lado de fora do vagão do trem existe uma letra R em maiúsculo, se tiver, significa que aquele trem exige marcação prévia dos assentos, você não pode embarcar sem ter marcado o assento. Esta letra R costuma aparecer também na frente das informações dos trens, no guia de partidas dos trens.

A marcação de assento para trens TGV e muitos outros tipos de trem na Europa pode ser feita nas máquinas de auto-atendimento nas estações.

Muitas companhias de trem permitem que você já marque seu assento no momento da compra do bilhete de trem pelo site oficial.

Passageiros(as) que viajam na Europa com passe de trem devem ficar atentos(as) a isso, porque alguns trens vão exigir esta marcação de assento prévia e você poderá ser obrigado(a) a pagar uma taxa para isso, especialmente nos trens de alta velocidade.

As reservas de assento nos trens na Europa custam cerca de € 5 cada, e esse custo não é incluído em um passe de trem.

Eu recomendo fazer esta marcação com antecedência para trens de longa distância/expresso para viagem durante a alta temporada e se estiver viajando em um feriado ou próximo a ele.

Quanto mais ao sul você viaja na Europa, mais importante se torna ter reservas de lugares, mesmo que não sejam obrigatórias. Sempre reserve seu assento ao viajar na Itália e na Grécia.

As reservas de assentos não são, no entanto, aceito para a maioria dos trens locais, nem para trens que viajam dentro das fronteiras da Bélgica, Holanda, Luxemburgo ou Suíça, com com exceção dos trens especiais turísticos.

Planeje estar na plataforma do trem ao menos 30 minutos antes do horário programado de partida. Os trens europeus param apenas por um curto período de tempo intermediário nas estações para embarque e desembarque de passageiros e paradas de apenas um ou dois minutos são usuais.

Para evitar muita correria quando o trem chegar, verifique os diagramas de composição de trem ilustrados exibidos nas plataformas para determinar o posicionamento aproximado da primeira e segunda classe do seu trem.

Conforme seu trem se aproxima da plataforma, procure por um grande número “1” perto das portas ou uma faixa amarela acima das janelas do trem para indicar primeira classe. Isso se você tiver um passe de trem de primeira classe e/ou um assento de primeira classe. Os vagões de segunda classe são indicados com um grande número “2” próximo das portas.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

Os meus canais de atendimento na agência são:

E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário