Confira uma série de informações práticas para todo viajante chegar e visitar o famoso Castelo de Versalhes, próximo de Paris, na França.
De trem: Para chegar a Versailles, pegue a linha C5 do trem RER Champs-de-Mars Tour-Eiffel ou outra estação da Margem Esquerda para Versailles-Château (40 minutos de viagem); vire à direita ao sair da estação e depois pegue a primeira à esquerda na Avenue de Paris, que leva ao palácio, uma caminhada de 8 minutos.
Horários de funcionamento: O château está aberto durante todo o ano, exceto às segundas-feiras, feriados públicos e durante eventos estaduais ocasionais. Consulte o site oficial para os horários exatos de funcionamento. Para uma visita sem pressa e com qualidade, reserve 1 dia inteiro para visitar o complexo.
Ingressos e passes: Existem vários tipos de ingresso disponíveis. Se você tem tempo limitado ou não gosta de ficar em pé por longos períodos, é melhor comprar ingressos separados para os Grands Appartements do château e o Domaine de Trianon, de acordo com o que você deseja ver. Se você tem muito tempo ou deseja ver tudo, vale a pena optar pelo Passeport Versailles, um passe de um ou dois dias que dá acesso a todas as principais atrações. Todos os ingressos e passes, exceto para os espetáculos, são gratuitos para menores de 18 anos e residentes da União Européia com menos de 26 anos, durante todo o ano. Dirija-se diretamente à Entrada A com comprovante de sua situação.
Multidões, filas e economia de tempo: Independentemente da época do ano, Versailles pode ficar extremamente lotado e as filas podem ser muito longas (durando várias horas nos horários de pico, entre 10:00 e 15:00, principalmente nos fins de semana e terças-feiras). Existem certas coisas que você pode fazer para reduzir o tempo de espera, mas infelizmente algum grau de espera é inevitável, pois a segurança é rigorosa.
Comprar ingressos online em http://chateauversailles.fr ou no escritório de turismo da cidade de Versalhes, perto da entrada do palácio, na 2bis Avenue de Paris (http://versailles-tourisme.com). Depois de ter os ingressos, você pode então ir direto para a Entrada A para entrar. É melhor evitar os Grands Appartements nos horários mais movimentados, pois ficar apertado como sardinhas na lata realmente diminui a sensação de bem estar de estar em alguns dos espaços mais populares, como o Hall dos Espelhos. O percurso ideal para evitar a maior parte das multidões seria visitar os jardins e o parque entre as 09:00 e o 12:00, deixando o palácio principal para os visitantes em ônibus de turismo, seguindo com os palácios de Trianon e Hameau de la Reine, e deixando o interior do palácio por último, idealmente após as 16:30.
Como se locomover: As distâncias a serem percorridas no parque são consideráveis. Os shuttles (‘le petit train’) percorrem um roteiro de 5 km ao redor do complexo entre o château e os Trianons (a cada 15 minutos no verão, ingresso hop-on hop-off), com um relaxante fundo de música clássica. Estes podem ser de grande ajuda em dias quentes ou chuvosos ou se você estiver visitando vários espaços.
Você pode alugar bicicletas na Grille de la Reine, Porte Saint-Antoine e pelo Grand Canal, e barcos no Grand Canal, ao lado de uns cafés-restaurantes. Veículos elétricos estão disponíveis para aluguel para pessoas com mobilidade reduzida.
Visitas guiadas: Vários tours guiados (com custo), incluindo tours em inglês, estão disponíveis, levando você a alas do palácio que não podem ser vistas de outra forma, alguns podem ser reservados online com antecedência, enquanto ainda mais são reserváveis na parte da manhã no ponto de informação, chegue razoavelmente cedo para garantir um lugar, ou através do escritório de turismo da cidade de Versalhes. Vale a pena fazer pelo menos uma visita guiada, mesmo que seja apenas pelos comentários bem informados dos guias.
Jardins: Saiba que é possível visitar apenas os jardins.
Alimentação: Existem vários carrinhos de lanches e bebidas, cafés e restaurantes espalhados pelo local.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.