Imagine-se viajando pelo Zimbábue ensolarado. Ainda na aproximação das Cataratas Vitória, a majestosa queda d’água de 108 metros de altura no Rio Zambezi, você já começa a se deparar com um espetáculo grandioso. Enormes colunas de vapor d’água se erguem a cerca de 500 metros no ar, beijadas pelo sol. O estrondo ensurdecedor da água revela sua força bruta ao despencar sobre a imensa plataforma de basalto. Não é de estranhar que o nome original para essa maravilha natural fosse Mosi-oa-Tunya, que significa literalmente “a fuma que troveja”.
Em 1855, o missionário e explorador escocês David Livingstone eternizou o nome atual, Victoria Falls, em homenagem à Rainha Vitória. Localizada na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, a queda d’água transforma o pacato Rio Zambezi em uma torrente estrondosa. Mais de 500 milhões de metros cúbicos de água despencam no desfiladeiro, delimitado por colinas baixas de arenito. Essa maravilha natural está protegida pelo Parque Nacional Mosi-oa-Tunya do lado zambiano e pelo Parque Nacional Victoria Falls (além de uma pequena faixa do Parque Nacional Zambezi) do lado do Zimbábue.
As Cataratas Vitória são como um monstro espumante de beleza natural. Além do esplendor grandioso, elas criam arco-íris deslumbrantes com a luz do sol. Sua escala pode ser um pouco assustadora, mas há locais convidativos para os corajosos, especialmente do lado zambiano, perto da “cachoeira do diabo”. Lá, você pode desfrutar de uma piscina natural cristalina. Para os aficionados por adrenalina, existe um ponto de bungee jumping de tirar o fôlego. Salte da ponte ferroviária e rodoviária de aço de fabricação britânica com vista para a cachoeira, cortando a névoa mágica enquanto despenca em direção ao Rio Zambezi, salvo apenas pelo rebote da corda.
Se o bungee jumping não é a sua praia, talvez prefira caminhar por uma trilha que corta a margem da floresta. Faça uma pausa na Ponte da Borda da Faca para uma vista perfeita da Catarata Oriental e sinta o gostinho do spray ascendente. Uma capa de chuva é um acessório útil, assim como ter coragem para encarar a altura, já que você estará a 128 metros acima do rio. Durante a estação seca, há a chance de caminhar ao longo do topo da Catarata Oriental e desfrutar da mesma vista que Livingstone teve séculos atrás. No resto do ano, essa opção não é possível, pois a água ruge em sua plenitude gloriosa.
Descendo pela garganta, sob a Ponte das Cataratas Vitória, você poderá ver a água em cascata da base – um mirante espetacular, embora não seja um passeio para os sedentários, pois atravessa terrenos acidentados e envolve alguma natação e rafting. Uma boa alternativa é fazer um passeio de helicóptero para ver as cataratas em toda a sua glória ou visitar os museus para ter uma noção da história da região. O Museu de Campo das Cataratas Vitória revela a formação das quedas e a herança da região, enquanto o Museu David Livingstone abriga uma vasta coleção de objetos históricos, desde mapas até diários.
Prepare-se para uma aventura inesquecível. As Cataratas Vitória, abrangendo a Zâmbia e o Zimbábue, oferecem 68,8 km² de trilhas pelos parques para admirar a queda d’água de todos os ângulos. Se você busca emoção, pode se jogar no bungee jump, balanço no cânion, rafting e muito mais. E para os amantes da vida selvagem, a opção é caminhar com leões no centro de reabilitação Lion Encounter no Zimbábue.
Seja qual for a sua escolha, sua visita às Cataratas Vitória será uma experiência inesquecível, repleta de beleza natural, aventura e história.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.