Confira estas informações muito úteis, antes de você comprar uma passagem aérea em uma companhia aérea de baixo custo na Europa.
As companhias aéreas de baixo custo na Europa ganham dinheiro de verdade não com a passagem aérea em si, mas com certeza com as taxas cobradas pelos serviços agregados ao voo, que um(a) passageiro(a) precisa ou que pode precisar.
Isto quer dizer que, na hora que você for comprar uma passagem aérea, em uma companhia aérea de baixo custo na Europa, você deve estar ciente dos custos extras e atento(a) a alguns detalhes muito importantes, que podem encarecer demais a sua compra, tornando aquela tarifa muito barata em uma grande furada.
Veja os pontos que você precisa analisar e buscar informações:
Aeroporto: você precisa se informar sobre quais os aeroportos utilizados pela empresa em que pretende voar, porque estas cias aéreas geralmente utilizam aeroportos menores, onde elas pagam menos taxas e que ficam longe das cidades informadas no bilhete, principalmente as capitais. Neste caso, você tem que verificar quais as opções de transporte coletivo disponíveis para acabar de chegar no seu destino desejado e somar estes gastos extras ao preço total da passagem, para saber se compensa.
Bagagem: não tem jeito, se você está acostumado(a) a viajar de avião com muitas malas pesadas, saiba que a companhia aérea de baixo custo não foi feita para você. Se você quiser voar nela, terá que cortar drasticamente sua bagagem, se possível, só viajando com pouquíssima bagagem de mão. Do contrário, o total que você vai gastar com taxas pelo despacho de suas malas pode ser bem maior do que o preço final da passagem aérea e aí acabar não compensando.
Marcação de assento: se você está acostumado a comprar sua passagem aérea no site e logo marcar seu assento predileto sem custo, saiba que para fazer isso nestas empresas aéreas, você geralmente vai pagar uma taxa extra. Na Ryanair por exemplo custa € 10,00.
Comida a bordo: não espere receber um lanche e uma bebida gratuitamente, pois, nestas companhias aéreas geralmente tudo é vendido a bordo. Na easyJet por exemplo, um copo de café custa € 3,00, 1 lata de cerveja custa € 4,50, 1 garrafa de água mineral ou 1 lata de refrigerante custa € 2,00, 1 copo de café + um sanduíche + 1 chocolate Twix sai por € 8,00.
Forma de pagamento: passageiro que fizer a compra pelo site usando um cartão de crédito internacional paga uma taxa mais cara. Se a compra for feita usando um cartão de débito internacional, a taxa cobrada é mais barata. Na easyJet por exemplo, a compra feita com cartão de débito internacional custa € 11,00 e com um cartão de crédito internacional, a taxa é de 2,5% do valor total da operação e uma taxa mínima de € 6,00.
Check-in: cada companhia aérea de baixo custo na Europa tem uma regra específica para os seus passageiros fazerem o check-in no voo. Na Ryanair por exemplo, para fazer seu check-in pelo site oficial, você paga uma taxa de € 6,00. Se fizer pela central de atendimento ou no aeroporto, a taxa é de € 12,00. Se você deixar para imprimir o seu cartão de embarque no aeroporto, você pagará uma taxa de € 60,00.
Conforto: não espere o mesmo padrão de conforto e algumas mordomias que você teria em uma companhia aérea regular, pois, geralmente estas empresas diminuem o espaço entre as poltronas, para que caibam mais assentos e assim possam faturar mais. Em alguns casos, o passageiro sequer pode reclinar a poltrona, porque esta é travada. O travesseiro pequeno e o fone de ouvido, por exemplo, costumam ser vendidos a bordo.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.