Confira algumas informações turísticas importantes para os viajantes na Argentina.
A principal porta de entrada de turistas na Argentina é sua capital Buenos Aires.
O código telefônico da Argentina para chamadas internacionais é o 54.
Quando estiver na Argentina, lembre-se que lá não há diferença de horário em relação ao horário oficial de Brasília. Na Argentina também existe o horário de verão, porém, como o período de aplicação do horário de verão lá é parecido ao nosso aqui, praticamente não é necessário atrasar ou adiantar o relógio em mais 1 hora, em relação ao nosso horário oficial.
A moeda oficial da Argentina é o Peso Argentino que equivale a R$ 1,00 = ARS$ 29,24 aproximadamente no câmbio oficial, porém, lá se você pagar o câmbio oficial você terá um grande prejuízo, porque existe o câmbio blue, também chamado de câmbio paralelo, aonde R$ 1,00 vale cerca de ARS$ 54,94 em novembro de 2022. Atualmente a melhor forma do(a) turista brasileiro(a) ter Pesos Argentinos por uma cotação bem próxima do câmbio blue é fazendo uma transferência internacional via Western Union para resgate lá em uma loja da Western Union na moeda local.
Tome muito cuidado ao fazer câmbio de moedas na capital Buenos Aires. Muitos criminosos abordam turistas brasileiros nas ruas oferecendo câmbio de Pesos Argentinos para Reais por uma taxa muito melhor do que nas casas de câmbio, porém, eles te entregam notas falsas de Pesos Argentinos, que você pode não perceber, portanto, não faça câmbio lá desta forma.
Cada vez mais os argentinos têm se esforçado para receber bem os turistas brasileiros, que já são a grande maioria dos visitantes internacionais no país, especialmente na capital Buenos Aires. Em lugares como lojas, restaurantes e hotéis muitos se esforçam até para falar em português com os turistas do Brasil.
O turista brasileiro não precisa de visto de turismo para a Argentina. O prazo de permanência máximo no país será estabelecido pelo oficial da imigração de lá. Além do passaporte, é aceita apenas a carteira de identidade brasileira na entrada, desde que esteja atualizada, menos de 10 anos da emissão e em bom estado de conservação. Se esta for antiga, melhor levar o passaporte para não ter problemas na entrada.
A corrente elétrica no país é de 220v, o que demanda cuidados com seus equipamentos com corrente de 110v.
Os pinos das tomadas na Argentina são diferentes do modelo que usamos no Brasil, por isso, quando for viajar para lá, leve um adaptador universal de tomada para poder carregar seus equipamentos eletrônicos.
O idioma oficial é o espanhol, porém, devido ao grande número de turistas brasileiros, o português pode ser facilmente compreendido em alguns lugares.
Algumas viagens de ônibus são bastante longas e uma dica é pegar um ônibus de noite, assim, você economiza uma noite de hospedagem e pode dormir a bordo em ônibus confortáveis. Para isso existem ônibus de luxo que oferecem um serviço diferenciado de ótima qualidade. Muitos ônibus que fazem rotas longas na Argentina servem até comida a bordo, bebida alcoólica e tem internet wi fi.
Entre as cidades de Buenos Aires, Cordoba e Rosario os turistas podem viajar de trem. Entre os trens turísticos existentes na Argentina estão o Trem das Nuvens e o Trem da Patagônia.
Para gastar menos na sua viagem pela Argentina, viaje para lá entre março e junho e de setembro a novembro. Com toda certeza você gasta menos com hospedagem e enfrenta menos fila nas atrações turísticas.
Os restaurantes que têm o sistema “tenedor libre” funcionam no sistema bufê, onde você come o quanto quiser por um preço fixo. O valor médio é ARS$ 350,00 por pessoa.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.