Confira estas dicas de viagem para o turista que dirige na Europa.
Os turistas devem ter muito cuidado ao dirigir na Europa porque as normas de trânsito são rígidas e podem te trazer problemas sérios como prisão.
Na Alemanha, por exemplo, se você for pego dirigindo alcoolizado perde a habilitação.
Na Itália, o(a) motorista paga uma multa e tem o carro leiloado.
Os limites de álcool no sangue para quem dirige na Europa variam conforme o país, mas geralmente vão de 0,2 até 0,8 mg de álcool por ml de sangue.
O índice de 0,5 por exemplo é atingido tomando uma única lata de cerveja.
Evite circular de carro dentro das cidades, principalmente nas áreas centrais. Em muitas cidades como Londres, para circular nas áreas centrais, os motoristas pagam taxas caras.
Tenha sempre um bom mapa da região por onde vai passar, para não se perder e poder aproveitar melhor os vilarejos, castelos, vinhedos, plantações, campos, etc, ao longo do caminho.
A maioria dos estacionamentos pagos dentro das cidades tem caixa automático para pagamento.
Se você pensa em alugar um carro na Europa, saiba que as locadoras lá costumam exigir uma idade mínima de 21 anos para o motorista. Confira esta informação antes de planejar o aluguel do carro.
Tenha sempre em mãos a carteira internacional chamada Permissão Internacional Para Dirigir, se você não quiser ter problemas ao parar em uma blitz na Europa. A PID é obrigatória na Itália, Grécia e Áustria por exemplo. Nos outros países europeus, a legislação de trânsito até permite que o(a) turista brasileiro(a) apresente a CNH brasileira, porém, a viagem não pode ultrapassar 6 meses se o destino for Portugal e no máximo 90 dias nos demais países.
O pior mês para dirigir na Europa é agosto, porque os europeus estão de férias e as estradas lotam, sendo preciso muita paciência.
Nas auto-estradas, a faixa da esquerda só deve ser utilizada para ultrapassagem de outros veículos.
Verifique a velocidade permitida antes de pegar a estrada, porque as multas por excesso de velocidade são muito caras.
Observe a sinalização das rodovias, pois, muitas vezes cada estrada recebe numeração dupla, uma no padrão europeu, seguida de outra do país onde você está. Exemplo: A5-N13.
Informe-se sobre a cobrança de pedágios, geralmente cobrados nas auto-estradas, que são de ótima qualidade, como na Alemanha, na França e na Itália. Para o pagamento do pedágio, tenha sempre dinheiro trocado para facilitar.
Para dirigir no inverno, muitos países adotam regras rídidas como usar pneus especiais ou correntes nas rodas. Informe-se sobre elas antes de começar a viagem.
Na Europa, a maioria dos postos de combustível adota o sistema self-service, onde o próprio motorista é quem abastece o carro. Na hora de pagar, você deve informar o número da bomba onde abasteceu.
Fique atento(a) a sinalização das placas nas estradas para evitar multas. Tem placa inclusive que informa a distância para os postos de combustível mais próximos e até os preços de cada um.
Todo cuidado é pouco ao dirigir no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), na Irlanda, em Chipre, Malta ou Gibraltar. Nestes países a mão utilizada fica na esquerda. Na Inglaterra e na Irlanda, as estradas são medidas tanto no sistema métrico como no sistema imperial.
As estradas européias não têm acostamento, sendo terminantemente proibido parar na estrada, a não ser que haja alguma pane no veículo. Para parar por outros motivos, utilize as áreas chamadas de descanso, que ficam ao longo da rodovia.
Verifique na sua locadora de veículos quais as regras e documentos necessários em cada país. Em alguns, o turista precisa adquirir selos que devem ser colados no vidro do carro antes de viajar.
Nem pense em tomar bebida alcoólica e dirigir na Europa. As penalidades para quem dirige embriagado costumam ser bastante rígidas, até mesmo com pena de prisão.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.