Veja estas dicas de viagem para você turista passear no Deserto de Atacama, no Chile.
O Deserto de Atacama é o mais alto e árido do planeta. Ele é repleto de sal.
O tempo ideal para conhecer o Deserto de Atacama é de 5 dias.
O ponto de partida para quem quer explorar o Deserto de Atacama é a cidade de San Pedro de Atacama.
San Pedro de Atacama tem meios de hospedagem para todos os bolsos, você vai encontrar desde albergues até hotéis de luxo.
Se você gosta de luxo e exclusividade, a dica é o hotel de luxo Tierra Atacama, que fica de frente para o Vulcão Licancabur.
Se você quer fazer compra de artesanato, a dica são as lojinhas de artesanato na Rua Caracoles.
Os produtos mais encontrados na região são blusas, bolsas e cachecóis feitos com pele de lhama e alpaca.
Chove muito pouco em San Pedro de Atacama, em média 3 ou 4 dias por ano.
San Pedro de Atacama é uma cidade rústica com ruas e casas de terra.
Caso queira provar a culinária local, uma dica é o Restaurante Café Adobe.
Você não vai encontrar bares, baladas e casas noturnas em San Pedro de Atacama porque estes são proibidos.
Por mais incrível que possa parecer, as noites no Deserto de Atacama são geladas, por isso leve roupas de inverno.
San Pedro de Atacama virou um importante centro astronômico. Lá está sendo construído o Atacama Large Millimeter Array, chamado de Alma. O lugar terá mais de 20 telescópios super potentes.
Para quem não puder já aproveitar este novo espaço, a dica é fazer o tour astronômico oferecido no observatório de Alain Maury.
Para fazer alguns passeios na região do Deserto de Atacama, os turistas precisam acordar bem cedo, por volta das 05:00 ou 06:00 da manhã.
O Vale de la Luna fica a 17 km de San Pedro de Atacama. O lugar é de rara beleza, tem montanhas de areia, rochas avermelhadas e dunas douradas. Esta paisagem lembra a superfície lunar, por isso o nome. Lá fica a Cordilheira do Sal com mais de 23 mil anos.
O Valle de la Muerte fica a 3 km de San Pedro de Atacama. A paisagem do lugar lembra outro planeta. Para chegar até ele, a dica é ir de bicicleta, já que as condições são propícias para o mountain bike.
Dica: tanto o Vale de la Luna e o Valle de la Muerte ficam ainda mais bonitos no por do sol, por causa das variações de cores.
A Quebrada de Kari são elevações rochosas de sal e argila que durante o dia emitem sons que parecem estalos.
O Salar de Atacama fica dentro do Parque Nacional dos Flamingos.
O Parque Nacional dos Flamingos tem milhares de flamingos rosados colorindo as lagunas. O lugar é repleto de sal.
A estrada para o Salar de Atacama reserva uma surpresa, a incrível vista para os vulcões Licancabur e Lascar. O vulcão Lascar ainda está em atividade.
A Igreja de São Lucas no vilarejo de Toconao foi construída em 1750 e é feita com madeira de cactos.
O Salar de Tara fica a 4.400 metros de altitude, distante 140 km de San Pedro de Atacama. O tour passa por vulcões e pelas Catedrais de Tara, um paredão enorme de esculturas de pedra que parecem um castelo.
As principais lagunas da região do Deserto de Atacama são: Chaxa, Miscanti, Miñiques, Tebenchique, Los Ojos e as Altiplânicas.
A Laguna Cejar é considerada o Mar Morto da América do Sul, já que nela ninguém afunda, tamanha a quantidade de sal presente na água.
No Deserto de Atacama tem nada menos que 150 vulcões, sendo o principal o Vulcão Licancabur com seus 5.976 metros de altitude acima do nível do mar.
Os Gêiseres del Tatio ficam a 90 km de San Pedro de Atacama. Eles ficam a 4.200 metros de altitude. Para visitá-los, siga estas dicas:
Deixe para visitá-los nos últimos dias da viagem, assim, seu corpo estará mais disposto.
Você tem que acordar bem cedo, porque o ápice do fenômeno acontece por volta das 06:00 da manhã.
A água que é lançada para cima por buracos e falhas na terra alcançam temperaturas de até 86º C e atingem 12 metros de altura.
No caminho entre San Pedro de Atacama e Machuca, os turistas passam pelo Rio Putana, que nos dias frios fica congelado e tem patos caminhando sobre ele.
No povoado de Machuca quem quiser poderá provar o churrasco de lhama.
O Valle de los Cactus é um lugar muito bonito. Como o nome sugere, além de milhares de cactos, planta típica do deserto, você vai ver vicunhas e lhamas.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.