Confira estas 20 dicas de turismo em Buenos Aires, capital da Argentina.
1- Os(As) brasileiros(as) com mais de 18 anos podem viajar para Buenos Aires portando apenas o RG, desde que sua Carteira de Identidade não esteja danificada ou rasgada e não tenha mais de 10 anos da emissão, senão, tem que fazer um novo documento.
2- A região de Puerto Madero é onde está concentrada a maior parte dos restaurantes e bares de Buenos Aires. Eles abrem para almoço e jantar e os preços variam bastante, desde os mais simples até os mais caros.
3- Se você quiser comer à vontade e gastando menos em Buenos Aires, procure um restaurante que tenha o sistema “tenedor libre”, equivalente ao nosso padrão de comida a quilo.
4- Cuidado com as notas falsas de ARS$ 1,00, ARS$ 2,00 e ARS$ 5,00 que circulam na cidade. Sempre que for pagar em dinheiro (Peso Argentino), procure dar o valor exato ou então fique de olho nas notas que vai receber.
5- A propina, gorjeta em espanhol, é esperada pelos carregadores de mala em hotéis e os garçons nos restaurantes e bares. Não deixe de dar.
6- Se a sua idéia é fazer compras em Buenos Aires, vale a pena ir até a Calle Corrientes, onde ficam lojas de fábricas que vendem roupas com preços melhores do que na famosa e turística Calle Florida.
7- Existem diversas casas de tango em Buenos Aires. O programa mais turístico inclui um jantar + show, mas o preço pode ser caro e a refeição nem ser saborosa. Então, se você quer ver mesmo é o show, não dê ouvidos aos guias e vendedores e compre apenas o show, jantando antes ou depois em algum restaurante da cidade. Não se esqueça de fazer a reserva antecipada para o show. Comprar o ingresso diretamente no site oficial da casa de tango pode custar menos.
8- Táxi em Buenos Aires custa barato, mas evite pagá-lo com notas altas de ARS$ 50,00 e ARS$ 100,00, porque alguns taxistas desonestos devolvem o troco em notas falsas ou até mesmo em Peso Uruguaio.
9- Se você quiser comprar alfajor, vá a um supermercado argentino, os preços são mais baixos do que em lojas de marcas e tem muito mais opções.
10- Você pode dirigir enquanto turista em Buenos Aires usando apenas a sua CNH brasileira.
11- Se você for pedir um táxi de cooperativa em Buenos Aires pelo telefone, informe-se antes se eles cobram taxa de deslocamento, o que pode encarecer demais a corrida.
12- Algumas lojas de Buenos Aites têm um selo “Tax Free” na vitrine. Isto quer dizer que ela participa de um programa chamado Global Refund, que devolve ao turista o imposto pago pela compra na hora dele ir embora do país. Geralmente você precisa gastar mais de ARS$ 70,00 na loja para ter direito ao reembolso do imposto. Informe-se sobre isto no site: http://www.globalblue.com/.
13- Cuidado com os batedores de carteira sempre de olho nos turistas distraídos e cheios de sacolas de compras, especialmente nos arredores da Calle Florida.
14- Muitos hotéis em Buenos Aires aceitam pagamento em Dólar dos Estados Unidos, porém, a taxa de conversão é sempre ruim. Se você pagar no cartão de crédito internacional para fugir da cobrança do IVA de 21%, você pagará o IOF de 6,38% do governo brasileiro e o câmbio utilizado será o câmbio oficial, prejuízo total. Então, a melhor forma de gastar menos é fazer o câmbio pela Western Union pela cotação do câmbio blue e pagar a conta do hotel em Pesos Argentinos em espécie.
15- Vale a pena passear a pé pelo bairro chamado Palermo para fazer compras, tomar um café ou simplesmente visitar uma livraria.
16- Caso você vá fazer compras em Palermo, saiba que as melhores lojas estão em torno da Plazoleta Cortázar, na Calle Honduras, na Calle El Salvador e Calle Gurruchaga.
17- Se você gosta de shopping center, vale a pena ir até San Isidro, na Grande Buenos Aires, onde fica o Shopping Unicenter, o melhor de Buenos Aires.
18- Quem quiser comprar artigo de couro legítimo em Buenos Aires, pode visitar a loja chamada Cardon, que fica na Avenida Alvear, 1847, no bairro da Recoleta.
19- Se você estiver viajando com sua filha pequena por Buenos Aires, não deixe de levá-la na loja Barbie Store, que fica na Avenida Raúl Scalabrini Ortiz, 3170 ou no Shopping Unicenter. Se sua filha gosta desta boneca, ela vai amar tudo o que tem na loja, inclusive a chance de fazer manicure, maquiagem e penteado.
20- Se precisar fazer câmbio em Buenos Aires, procure e pesquise as melhores taxas nas diversas cuevas no entorno da Calle Florida. Bancos e casas de câmbio oficiais geralmente usam a cotação do câmbio oficial, prejuízo total para o(a) viajante brasileiro(a).
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.