Veja algumas dicas e informações importantes nas Ilhas Galápagos, no Equador.
O período mais chuvoso nas Ilhas Galápagos vai de janeiro a junho.
Se você quer mergulhar com snorkel ou admirar a paisagem, vá de dezembro a maio, que é também a temporada mais quente nas Ilhas Galápagos.
Já de julho a dezembro é o período mais seco, ideal para quem quer mergulhar com cilindro, podendo admirar toda a beleza da vida marinha.
As temperaturas nas Ilhas Galápagos variam durante todo o ano entre 15 e 32 graus.
Não deixe de fazer o tour pela baía, que é o passeio mais completo oferecido nas ilhas de Santa Cruz, São Cristóbal e Isabela. Este passeio é feito em lancha e dura em média 4 horas.
Na Ilha de Santa Cruz não deixe de conhecer a Fundação Charles Darwin. Você vai conhecer a maternidade das tartarugas de Galápagos.
Para quem não abre mão do conforto na hospedagem, a dica é ficar no Resort Royal Palm Galapagos.
Se você não sabe, as ilhas de Galápagos foram formadas por diversas atividades vulcânicas a milhões de ano. Hoje em dia, os turistas podem ver de perto alguns vulcões das ilhas e até passear por túneis vulcânicos, com o acompanhamento de guias autorizados. Para ver de perto um vulcão, a melhor opção é a Ilha Isabela.
As iguanas terrestres de Galápagos são únicas em todo o mundo, não deixe de vê-las de perto.
Visitar as Ilhas Galápagos é ter a chance de ver de perto animais diferentes e belos como os lobos-marinhos, iguana marinha, pinguins, tartarugas gigantes, albatrozes, etc. De toda a rica fauna das ilhas, 30% das espécies só existem aqui em todo o mundo. Nos calçadões das ilhas Santa Cruz, São Cristóbal e Isabela, você pode até cruzar com alguns deles, principalmente os lobos-marinhos.
Bagagem Para as Ilhas Galápagos
Na sua bagagem para as Ilhas Galápagos não pode faltar:
- Calças e bermudas;
- Camisas de algodão e camisetas;
- Blusão ou camisola;
- Tênis para fazer caminhadas;
- Sapatos com solado de borracha ou chinelos;
- Mochila pequena;
- Câmera digital;
- Trajes de banho;
- Protetor solar com o mais alto fator de proteção;
- Equipamento de mergulho;
- Chapéu ou lenço;
- Câmera fotográfica subaquática;
- Óculos de sol;
- Medicamentos de uso constante;
- Roupa de mergulho (especialmente de julho a dezembro).
Informações Práticas das Ilhas Galápagos
A moeda oficial nas Ilhas Galápagos é o Dólar dos Estados Unidos.
Para quem não sabe, nas Ilhas Galápagos está a segunda maior reserva marinha do planeta. Por isso mesmo, Charles Darwin usou as suas observações nas ilhas para criar a Teoria da Evolução.
Todos os turistas devem apresentar o Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela para poder entrar nas ilhas.
O idioma oficial nas Ilhas Galápagos é o espanhol, porém, o inglês é amplamente falado pelos guias turísticos.
O fuso horário nas Ilhas Galápagos é de – 3 horas em relação ao horário oficial de Brasília.
A corrente elétrica nas Ilhas Galápagos é de 110V.
Apenas 2 companhias aéreas operam voos para as Ilhas Galápagos partindo de Quito ou Guayaquil, no Equador, são elas: Avianca, Equair e Latam. O vôo direto partindo de Guayaquil tem duração estimada de 1 hora e 35 minutos.
Para voar entre as Ilhas Galápagos, a companhia aérea se chama Emetebe.
Cuidado: para transporte entre as ilhas existem também barqueiros que vendem a travessia em suas lanchas. O problema é que estes geralmente correm demais e não oferecem um serviço de qualidade.
Empresas oferecem cruzeiros marítimos pelas Ilhas Galápagos em navios e grandes iates. Os roteiros duram em média de 3 a 14 dias, com partidas de Guayaquil, no Equador.
Para quem quer ficar em albergue nas Ilhas Galápagos, a dica é o Hostal Galápagos. No caminho até o albergue, você vai ter a chance de cruzar com lobos-marinhos.
Caso opte por ficar em um hotel simples para gastar menos, a dica é o Las Gardenias, em Isabela.
Taxas Cobradas nas Ilhas Galápagos
Algumas taxas precisam ser pagas em dinheiro pelos turistas nas Ilhas Galápagos, são elas:
USD$ 20,00 por pessoa, esta é a taxa de imigração logo no seu desembarque;
USD$ 50,00 por pessoa, esta é a taxa cobrada dos brasileiros para entrada no Parque Nacional.
USD$ 100,00 por pessoa, esta é a taxa cobrada dos turistas estrangeiros de fora do Mercosul e da comunidade andina para entrada no Parque Nacional.
Obs: os valores das taxas podem sofrer reajustes ao longo do ano.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.