Veja algumas informações importantes e dicas úteis para quem quer fazer turismo na Polinésia Francesa.
A Polinésia Francesa é formada por nada menos que 118 ilhas, divididas em 5 grupos, são eles: Arquipélago da Sociedade, Arquipélago de Tuamotu, Ilhas Marquesas, Ilhas Austrais e as Ilhas Gambiers ou Mangareva.
O idioma oficial é o taitiano, porém, o francês e o inglês são amplamente falados em hotéis, resorts, pontos turísticos, restaurantes e lojas da Polinésia Francesa.
A moeda oficial na Polinésia Francesa é o Franco Polinésio, porém, o Dólar dos Estados Unidos e o Euro são aceitos nos locais turísticos.
O fuso horário é de – 7 horas em relação ao horário oficial de Brasília.
A forma mais rápida de chegar até a Polinésia Francesa é de avião a partir de Santiago do Chile. São cerca de 14 horas de voo, com uma escala na Ilha de Páscoa.
Os turistas brasileiros não precisam de visto de turismo para visitar a Polinésia Francesa.
Não é exigida nenhuma vacina dos turistas brasileiros que visitam a Polinésia Francesa.
Dica: evite ir no período de novembro a maio, quando a possibilidade de chuvas é maior. A época ideal vai de junho a novembro, com temperaturas mais amenas e pouca chuva.
O Arquipélago da Sociedade é formado por: Tahiti, Moorea, Bora Bora, Raiatea / Tahaa, Huahine, Tetiaroa, Maupiti, Tupai e Maiao.
O Arquipélago de Tuamotu é formado por: Rangiroa, Manihi, Tikehau, Fakarava e muitos atóis menores.
As Ilhas Marquesas são formadas por: Nuku Hiva, Ua Pou, Ua Huka, Hiva Ao, Tahuata e Fatu Hiva.
As Ilhas Austrais são formadas por: Rurutu e Raivavae.
A dança e a música da Polinésia Francesa podem ser apreciadas em luais na praia, sempre acompanhados de rituais e comida típica.
A gastronomia na Polinésia Francesa é forte, com base nos peixes e o leite de coco. A maioria dos restaurantes é de comida francesa.
O principal produto para compras na Polinésia Francesa é a famosa pérola negra. Uma pérola negra pode custar até USD$ 50.000,00. O que define o seu valor de mercado é o seu grau de pureza.
Se você quiser ver de perto onde as pérolas negras são cultivadas, visite a lagoa do Atol de Manihi, onde existem dezenas de fazendas de ostras, de onde elas são extraídas.
Dica 1: os apartamentos dos hotéis e resorts na Polinésia Francesa mudam de preço conforme a vista para o mar, lagoa, jardim e montanhas. Isto é, se você quer economizar, opte sempre pelo apartamento com vista para o jardim ou para as montanhas.
Existem ainda os famosos bangalôs que ficam literalmente dentro do mar. Pois é, o que muita gente não sabe é que nestes bangalôs o piso geralmente tem um vidro transparente, que permite observar a vida marinha abaixo do quarto. Este atrativo a mais dos bangalôs pode fazer toda a diferença para casais em lua de mel.
Evidentemente o bangalô é a acomodação mais cara geralmente em toda a Polinésia Francesa. Saiba que os bangalôs são construídos de forma diferente, a saber: existem bangalôs feitos sobre a terra com varanda sobre o mar, têm bangalôs feitos sobre o mar e apoiados em encosta ou pedra e por fim, aqueles famosos bangalôs distantes da praia, cujo acesso só se dá por meio de passarelas dentro do mar.
Dica 2: os resorts e hotéis costumam cobrar preços maiores para estes bangalôs mais afastados e dentro do mar. Porém, saiba que os bangalôs que ficam perto da praia permitem maior observação de peixes e da vida marinha. Já os mais distantes, em pleno mar, são mais privativos. Você deve definir qual a sua escolha no momento da reserva da hospedagem.
Os produtos típicos da Polinésia Francesa são: pérolas negras, pareôs, estátuas de pedra ou madeira chamadas tikis, conchas, corais e perfume de tiare, uma flor da região.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
Os meus canais de atendimento na agência são:
E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.