Como São os Diversos Tipos de Trens na Europa Para sua Viagem
Como São os Diversos Tipos de Trens na Europa Para sua Viagem

Como São os Diversos Tipos de Trens na Europa Para sua Viagem

Veja estas informações importantes sobre como são os diversos tipos de trens na Europa para sua viagem de férias.

Trem espanhol da Renfe

Os trens de passageiros da Europa variam de pequenas composições de roda dentada que sobem os Alpes, passando pelos elegantes trens de alta tecnologia e alta velocidade que o levam para seu destino a uma velocidade média de 299 km/hora. No meio estão trens expressos internacionais EuroCity (EC) circulando nas linhas principais, trens nacionais InterCity (IC) e regionais que fornecem serviços expressos dentro das fronteiras de um país e a extensa coleção de vagões que circulam em linhas suburbanas.

TGVs (train à grande vitesse, ou trem de grande velocidade) e trens Thalys estão no centro da rede ferroviária européia de alta velocidade que liga França com Bélgica, Holanda, Alemanha e Suíça.

O TGV Atlantique cruza a velocidades de até 299 km/hora para ligar Paris com o oeste e sudoeste da França.

O francês TGV Méditerranée (TGV Med) conecta Paris com Avignon em 2 horas e 40 minutos, Marselha em apenas 3 horas, Montpellier em 3 horas e 15 minutos e Nice em 5 horas e 36 minutos.

A mais nova “superstar” entre as linhas do TGV é o TGV Est Europeén que quebrou a velocidade mundial anterior do TGV de 515 km/h. O TGV Est reduziu os tempos de viagem ferroviária não apenas entre Paris e as cidades do leste da França, mas também para cidades como a cidade de Luxemburgo; Frankfurt, Munique e Stuttgart na Alemanha; e Basel e Zurique na Suíça.

As linhas de alta velocidade do TGV também conectam o Aeroporto Charles de Gaulle de Paris e a Disneyland Paris como muitas outras grandes cidades francesas.

O serviço InterCity Express (ICE) da Alemanha fornece vagões com maior espaço para as pernas, fones de ouvido e até mesmo alguns sistemas de vídeo integrados os encostos dos bancos. O trem ICE 4 é agora o mais rápido não só em velocidade, mas também em aceleração.

A Itália tem também trens “inclinados” denominados Eurostar Italia. Você pode sentar e relaxar com lanches e um café expresso enquanto o confortável ETR 500 Pendolino leva ao seu destino a uma velocidade operacional de mais de 241 km/hora.

Os TGVs britânicos-belgas-franceses, conhecidos como “Eurostar” trens, conectam a Grã-Bretanha com a Europa Continental. Conectando Londres e o túnel do Canal da Mancha (Chunnel) para Paris ou Bruxelas, os trens Eurostar fazem a conexão britânica entre St. Pancras Estação Internacional e Gare du Nord de Paris em 2 horas e 15 minutos, e para a estação Midi de Bruxelas em 1 hora e 15 minutos, e de Londres para Lille em apenas 1 hora e 20 minutos.

Trem Noturno na Europa

Os trens noturnos europeus de hoje fornecem uma maneira mais confortável e conveniente de meio de transporte em longas distâncias. Há uma grande variedade de acomodações (e preços) nos trens noturnos, variando de assentos reclináveis ​​confortáveis ​​na segunda classe em alguns trens, denominados “sleeper-ettes”, a luxuosos trens em estilo hotel completos com área de lobby, concierge e vagão-restaurante.

Todos os trens noturnos exigem reservas e os passes ferroviários não cobrem o custo de acomodações para dormir. Você deve pagar um suplemento, que varia de acordo com o tipo de acomodação e tipo de trem.

Os trens noturnos tradicionais geralmente não têm serviço de restaurante completo, mas o mordomo pode fornecer bebidas e lanches, ou, claro, você pode levar seu próprio. Os trens noturnos são normalmente compostos por vagões-leito padrão, vagões couchette (com seis vagas por compartimento na segunda classe e quatro compartimentos na primeira classe), além de assentos comuns.

Os trens EuroNight (EN) geralmente são climatizados e oferecem conforto e serviços adicionais com as mesmas facilidades básicas dos trens tradicionais de vagões-dormitório. Os comboios EN oferecem um lavatório com sabão, toalhas e um plugue de tomada; uma cama de verdade com lençóis, travesseiros e cobertores; água mineral de cortesia, lanches e café da manhã continental servido na cabine.

Para quem quer luxo, conforto, privacidade, alta tecnologia e conforto na Europa, os trens do hotel são os melhores opções.

Existem 3 categorias principais de acomodações em trens hoteleiros: Classe Turística, Primeira e Luxo.

A Classe Turista oferece quatro camas em um compartimento compartilhado.

A Primeira Classe tem uma ou duas camas nos compartimentos. Tanto a Turista quanto a Primeira Classe têm banheiros no final de cada vagão. A Classe Luxo apresenta compartimentos de uma e duas camas com banheiro e chuveiro dentro do compartimento.

Os trens CityNightLine são trens noturnos de primeira classe com alta qualidade, acomodações para dormir estilo hotel com 2 andares e um andar de vagões “dorminhocos” com assentos reclináveis. A categoria Deluxe oferece espaçosos compartimentos de duas camas com chuveiro, vaso sanitário, lavatório, armário, mesa e cadeiras, edredões, uma bebida de boas-vindas, café da manhã e janelas panorâmicas. A categoria Econômica consiste em duas e quatro camas em compartimentos quádruplos com lavabos, armário, fronhas, água mineral e café da manhã. Esses trens também possuem assentos reclináveis.

As rotas CityNightLine incluem Zurique a Berlim (via Frankfurt), Dresden (via Leipzig), Hamburgo (via Dortmund) e Norddeich; e Dortmund para Viena (via Colônia-Frankfurt). Todos os vagões são para não fumantes, exceto no bar e carro de serviço.

DB-Nachtzugs (Ferrovia Alemã) são trens hoteleiros noturnos de alta qualidade conectando as principais cidades da Alemanha e Dinamarca. 4 categorias estão disponíveis: As comodidades dos compartimentos Deluxe e Economy são as mesmas dos Trens CityNightLine.

DBNachtzugs também incluem vagões couchette (com compartimentos com camas beliche mistas), assentos reclináveis e um vagão lounge. Rotas internacionais populares incluem Berlim–Amsterdã; Berlim/Hamburgo-Bruxelas, Munique e Paris; Hamburgo-Frankfurt–Stuttgart; e Munique/Stuttgart/Frankfurt–Copenhague.

Os trens espanhóis Elipsos operam dentro da Espanha e internacionalmente para Portugal, Itália e Suíça. Os vagões-cama Gran Clase incluem toalete e chuveiro privativos, A Clase Turista oferece compartimentos de 4 camas em beliche ou, para uma maior economia, escolha os assentos reclináveis. Os trens que transportam os vagões Gran Clase incluem os famosos Pau Casals (Barcelona–Genebra, Berna e Zurique), o Antonio Machado (Barcelona–Sevilha/Málaga), Salvador Dali (Barcelona-Milão) e o Lusitânia (Madrid–Lisboa).

De um modo geral, os trens mais baratos com vagão-leito são no sul e leste da Europa; norte e centro Europa são os mais caros. O vagão-leito ou o assento reclinável são os tipos de acomodação mais baratos e o Classe Luxo (ou Deluxe) em um dos trens-hotel são os mais caros.

O Trem OverNight Express (holandês) vai de Amsterdã a Munique diariamente. Você pode escolher entre 3 opções: o tradicional vagão-leito, um couchette (que conta com 4 camas em beliche por compartimento misto), ou o assento reclinável mais econômico. Você pode jantar no trem, dormir e tomar café da manhã na manhã seguinte, uma ótima maneira para chegar revigorado no destino, bem descansado e pronto para explorar seu novo destino.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

Os meus canais de atendimento na agência são:

E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

O melhor lugar para sua viagem de trem

Deixe um comentário