Confira estas dicas de como pagar as despesas de viagem em Londres, na Inglaterra.
Estas dicas são especialmente úteis para quem viaja para Londres a partir de 2023.
Estive em Londres em novembro de 2023 e aqui vou relatar algumas coisas que eu vivenciei na cidade na hora de pagar minhas despesas por lá.
A cidade de Londres está cada dia mais tecnológica quando o assunto é forma de pagamento.
Acredite! Muitas lojas em Londres não aceitam mais pagamento em libras esterlinas em espécie, são as chamadas “cashless”. Você chega com uma nota de libra esterlina nova para pagar e a atendente diz que não aceita dinheiro, pasme!
No dia a dia eu só usei os meus cartões Wise Visa carregado com libras esterlinas e Nomad Mastercard*** carregado com dólares americanos para pagar as despesas locais em libras esterlinas, porém, nem sequer eu precisava dos cartões físicos, basta tê-los cadastrados no app Google Carteira e usar a função NFC de seu celular quando for pagar, você paga tudo com o sistema chamado “contactless”. Muito prático e fácil!
Pude perceber claramente o quanto a cidade de Londres se modernizou neste sentido, a pandemia acelerou este processo. Eu paguei todas as contas em restaurantes, lanchonetes, cafés, lojas de conveniência, lojas de departamento, supermercados, hotéis, sem nem precisar pegar meu cartão físico.
Como eu pago o metrô de Londres como turista? A resposta é muito simples, aproxime seu celular do leitor do Google Pay disponível em cada uma das catracas, o pagamento é cobrado diretamente em seu cartão. Neste caso eu pagava tudo pelo celular no Wise, mas se você preferir, pode pagar tudo em cartão de crédito internacional, desde que o mesmo esteja habilitado na plataforma Google Carteira. Eu não recomendo usar cartão de crédito internacional em Londres por conta do IOF de 5,38% cobrado pelo governo brasileiro e pela taxa de câmbio do seu banco que será sempre ruim. Importante lembrar que ao sair da estação de metrô, você deverá passar o mesmo cartão na catraca, para que o sistema calcule o valor exato da viagem de metrô que fez.
Atenção: algumas vezes deu erro em uma determinada catraca do metrô para pagar, daí eu trocava de catraca e pronto, pagamento realizado, a catraca abria e eu passava. Certifique-se que o NFC de seu celular esteja ativado para o pagamento contactless funcionar. Informação importante: no caso do metrô, se estiver viajando com mais pessoas, você não deverá usar o mesmo cartão para pagamento da passagem da outra pessoa, porque o sistema não entenderá e fará uma cobrança muito mais cara do que deveria. O ideal é que cada pessoa tenha o seu cartão disponível para uso no metrô ou use um cartão diferente, por exemplo, no meu caso, eu pagava no Wise a minha passagem e no Nomad a passagem da minha esposa, tudo pelo Google Carteira.
Nesta viagem eu não usei ônibus em Londres, mas funciona da mesma forma como no metrô, basta aproximar seu celular do leitor e fazer o pagamento por contactless. Nem tente usar dinheiro no ônibus em Londres, o motorista não aceita e não tem trocador nos ônibus de Londres.
Dica: as despesas maiores da viagem em Londres como hospedagem e passeios, você ainda tem a opção de comprar antecipado pagando em Reais parcelado sem juros no cartão de crédito. Esta é uma estratégia que pode adotar para não precisar ter limite elevado no cartão de crédito na viagem ou mesmo ter saldo suficiente alto nos cartões de contas globais.
***Abra agora a sua conta na Nomad usando meu código de convidado J2P1I2PPHC e ganhe até USD$ 20,00 de cashback na primeira conversão de Reais para Dólares Americanos pelo app. Consulte as condições no app.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.