Como Organizar Uma Viagem de Mochilão Internacional Passo a Passo
Como Organizar Uma Viagem de Mochilão Internacional Passo a Passo

Como Organizar Uma Viagem de Mochilão Internacional Passo a Passo

Veja algumas informações importantes e dicas úteis sobre como organizar uma viagem de mochilão.

Vista de bonde em viagem na Europa

O primeiro passo para planejar sua viagem de mochilão é definir qual será o seu orçamento para a viagem. Afinal, isto vai alterar profundamente todo o planejamento da viagem.

Definido o orçamento para a viagem, comece a pensar no planejamento de forma separada, a saber:

Passaporte – se você ainda não tem, tire o seu passaporte o quanto antes. O prazo para retirada do passaporte varia conforme a sua cidade de residência. O passaporte novo brasileiro custa R$ 257,25.

Visto de turismo – verifique se os países que pretende visitar exigem ou não visto de turismo de brasileiros. Caso haja a necessidade, programe a retirada do visto com antecedência, no mínimo 1 mês antes da viagem. Nos países onde não há exigência de visto de turismo, informe-se sobre as regras para a entrada de turistas antes de viajar.

Escolha do(s) destino(s) de viagem – em primeiro lugar, defina o(s) país(es) que pretende conhecer. Procure ler bastante sobre os destinos turísticos de cada país e escolha apenas aquelas cidades que te atraem como turista. Não vá para lugares que outras pessoas recomendam, mas que não tem a ver contigo ou você não gosta. Não faça de sua viagem uma romaria, ou seja, querer passar por vários lugares em pouco tempo. No final, você está cansado(a) e não conheceu nada. Nem muito menos vá para um lugar apenas para tirar fotos, isso não tem sentido algum, você gasta dinheiro e poderia ter as mesmas fotos, se não melhores e de graça pela internet.

Duração da viagem – se você tem poucos dias, não escolha mais de um destino, antes explorar bem um único destino, do que ficar perdendo tempo em deslocamentos entre cidades e não aproveitando o melhor de cada uma delas. Se você tem muitos dias, programe o número de dias de sua permanência em cada cidade, conforme o tamanho dela, a quantidade de pontos turísticos que você pretende conhecer e o seu grau de interesse como turista por ela. Lembre-se que os dias usados para se deslocar entre cidades são praticamente perdidos, leve isso em consideração na hora de montar seu roteiro.

Passagem aérea de ida e volta – a passagem aérea internacional vai lhe custar menos, quanto antes você comprá-la. Fique de olho em prováveis promoções para a baixa temporada e utilize as milhas acumuladas caso as tenha. Se for fazer trechos internos de avião, procure comprar tudo de uma só vez, como se fosse um pacote de voos, isto vai lhe custar menos do que cada trecho avulso.

Bagagem – seja racional ao preparar sua bagagem, procure se informar sobre as regras de bagagem na sua empresa de transporte, evite carregar peso desnecessário e leve roupas, sapatos e objetos em quantidade reduzida. Nada de levar uma peça de roupa por dia, combine as peças entre si, leve roupas práticas e de preferência, que não amassem, que combinem com outras e que não sujem rapidamente, tal como roupas de cor branca.

Hospedagem – defina que tipo de hospedagem você deseja, geralmente os mais procurados são os albergues e os hotéis. Nunca viaje sem antes reservar o lugar onde vai se hospedar, em muitas cidades você pode ficar sem ter onde ficar ao chegar ou mesmo ter problemas na imigração, por não ter local determinado para se hospedar. O preço de uma diária de solteiro pode lhe custar quase o preço do mesmo apartamento duplo, por isso, sempre que possível, viaje acompanhado(a).

Transporte público urbano – nas cidades turísticas internacionais geralmente existem passes de transporte para quem vai ficar mais dias e precisa utilizar muito o sistema de transporte, geralmente estes passes valem muito à pena e você economiza bastante. Verifique se existem estes passes nas cidades que quer visitar e fique atento às regras de uso do passe.

Transportes entre cidades – a viagem de ônibus costuma ser o meio de transporte mais barato entre as cidades, porém, costuma parar muito, além da demora. As viagens de trem oferecem boas paisagens e chegam a mais destinos, porém, evite viagens longas de trem, que são muito cansativas. Alugar um carro pode ser uma ótima opção para quem pretende explorar melhor o interior de um país ou viajar com mais pessoas, porém, considere as dificuldades para se estacionar ou para circular em cidades grandes. O avião é o meio de transporte mais rápido, em alguns países é até barato, devido às companhias aéreas de baixo custo, porém, verifique a franquia de bagagem e os aeroportos utilizados, alguns ficam distantes dos centros urbanos e você vai gastar mais com transporte para chegar ao destino.

Alimentação – se quer economizar, compre o que deseja comer em feiras e mercados públicos ou vá aos supermercados e prepare a sua própria comida. Redes de lanchonetes fast food estão quase sempre presentes nas médias e grandes cidades, fique de olho no chamado “combo”. Caso pretenda comer em restaurantes, os pratos mais baratos costumam ser os do menu turístico e lembre-se que, as taxas cobradas e as gorjetas são obrigatórias em muitos países.

Saúde – não saia do Brasil sem um bom seguro de viagem. Além de ser um item obrigatório e observado pela imigração de muitos países, a economia é muito grande, caso você precise fazer uma cirurgia, uma internação ou uma simples consulta em um país estrangeiro. Isso sem contar os outros benefícios oferecidos pelos seguros de viagem. Pesquise condições em ao menos 3 empresas e escolha aquela que tem o melhor custo X benefício para o seu caso.

Dinheiro – nunca leve apenas dinheiro em espécie na viagem, em caso de furto, você perde tudo e estará em apuros. Considere levar cartões de crédito e débito internacionais das contas estrangeiras, etc. Lembre-se que no caso de gastos com o cartão de crédito internacional, o dólar utilizado é o turismo e não o comercial e tem a cobrança de IOF de 6,38%. Ninguém pode embarcar para o exterior levando mais de R$ 10.000,00 em espécie, cheques, cheques de viagem, moeda nacional ou estrangeira. Se for levar, vai ter que declarar e pagar imposto sobre isso, do contrário, será preso(a).

Passe turístico – em algumas cidades turísticas pelo mundo existem vários passes turísticos à venda. Verifique quais os passes existentes e escolha aquele(s) que está(ão) de acordo com as suas necessidades. Nem sempre estes passes representam economia, se você for conhecer, por exemplo, apenas alguns pontos turísticos, talvez o passe lhe custe mais caro.

A Importância do Agente de Viagem

O maior benefício de contratar um agente de viagem é que somos pessoas, não chatbots ou algoritmos. Somos pessoas que amam viajar. Assim como você. O diferencial humano pode ser decisivo na sua próxima viagem internacional que você reservar.

Além de oferecer a nossa experiência, variedade de opções e tranquilidade, também ajudamos você a economizar tempo, dinheiro e ter menos preocupações.

Deixe a sua próxima jornada aos nossos cuidados e vamos fazer de tudo para ajudar você a aprimorar a sua experiência de viagem. Afinal de contas, viajar é um grande investimento emocional. E não há nada como ouvir uma voz amigável ao telefone ou receber um e-mail de uma pessoa que sabe quem você é e o que você está procurando. Uma pessoa que está disposta a ajudar você durante cada parte do processo.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

Os meus canais de atendimento na agência são:

E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Booking.com

Deixe um comentário