Como Funciona o Fuso Horário na Austrália
Como Funciona o Fuso Horário na Austrália

Como Funciona o Fuso Horário na Austrália

A Austrália tem vários fusos horários, porque é um país muito grande que se estende por uma grande parte do globo terrestre. No entanto, a maioria das áreas da Austrália segue três fusos horários principais.

Vista da paisagem no Outback Australiano
Klook.com
  1. Horário Padrão do Leste da Austrália (AEST): Este fuso horário é usado em Nova Gales do Sul, Território da Capital Australiana, Victoria, Tasmânia e Queensland (exceto pela região de Carnarvon, que segue o Horário Padrão do Oeste da Austrália).
  2. Horário Padrão do Centro da Austrália (ACST): Este fuso horário é usado na maior parte da Austrália Meridional e no Território do Norte.
  3. Horário Padrão do Oeste da Austrália (AWST): Este fuso horário é usado na maior parte da Austrália Ocidental.

O horário de verão é observado em algumas partes da Austrália. Durante o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora para aumentar a quantidade de luz solar no final do dia. No entanto, nem todas as partes da Austrália observam o horário de verão. O Horário de Verão é observado em New South Wales, Victoria, Tasmânia, South Australia e ACT, mas não é observado em Queensland, Western Australia ou no Território do Norte.

Em geral, a Austrália segue o sistema de 24 horas para indicar a hora. Por exemplo, em vez de “1 PM”, os australianos diriam “13:00”.

A Austrália possui três fusos horários principais: Horário Padrão da Austrália Ocidental (AWST), Horário Central da Austrália (ACST) e Horário Padrão do Leste Australiano (AEST). A diferença horária entre a Austrália e o Brasil pode variar em até 14 horas.

Veja como calcular a diferença de horário entre as principais cidades turísticas australianas e Brasília:

  • Sydney e Melbourne: Usam o fuso horário AEST, que geralmente está 13 horas à frente de Brasília. Por exemplo, se for meio-dia em Brasília, será 1h da manhã do dia seguinte em Sydney. Essa diferença pode mudar devido aos horários de verão.
  • Brisbane e Gold Coast: Assim como Sydney e Melbourne, essas cidades usam o fuso horário AEST, estando 13 horas à frente de Brasília.
  • Adelaide: Utiliza o fuso horário ACST, que está 12 horas e meia à frente de Brasília.
  • Perth: Utiliza o fuso horário AWST, que está 11 horas à frente de Brasília.
Você pode gostar de  Como Calcular o Tempo de Viagem Dentro da Nova Zelândia

É importante lembrar que essas diferenças podem variar quando ambos os países estão ou não no horário de verão.

As principais cidades turísticas da Austrália e seus respectivos fusos horários são as seguintes:

  • Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast e Canberra utilizam o Horário Padrão do Leste Australiano (AEST), que corresponde a UTC+10:00. Essas cidades estão localizadas na costa leste do país e, durante o horário padrão, estão 13 horas à frente do horário oficial de Brasília (UTC-3). Algumas dessas regiões adotam o horário de verão, o que pode alterar essa diferença em determinadas épocas do ano.
  • Adelaide segue o Horário Central Australiano (ACST), com UTC+9:30, ou seja, está 12 horas e meia à frente de Brasília. Adelaide e o Território do Norte adotam esse fuso, que é caracterizado por um deslocamento de meia hora em relação aos fusos vizinhos.
  • Perth, localizada na Austrália Ocidental, utiliza o Horário Padrão da Austrália Ocidental (AWST), que é UTC+8:00, estando 11 horas à frente do horário de Brasília. Perth é a cidade mais isolada entre as principais metrópoles australianas e não adota o horário de verão.

Além desses, há fusos horários menos comuns para áreas específicas, como a Ilha Lord Howe (LHST, UTC+10:30) e a vila de Eucla (ACWST, UTC+8:45), mas as cidades turísticas mais relevantes estão nas zonas mencionadas acima.

Portanto, para turistas brasileiros, é importante considerar essas diferenças de horário, que podem variar entre 11 e 13 horas a mais em relação a Brasília, dependendo da cidade australiana e da época do ano.

Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

Ajude-nos a manter o conteúdo gratuito!

Olá!
Percebemos que você está utilizando um bloqueador de anúncios. Entendemos a sua preocupação com a experiência de navegação, mas gostaríamos de explicar por que os anúncios são importantes para nós e para a manutenção do site.

Por que desabilitar o bloqueador de anúncios?
Nosso site oferece conteúdo gratuito para todos os visitantes. Para manter a qualidade e a continuidade das nossas publicações, dependemos da receita gerada pelos anúncios. Com o seu apoio, podemos continuar criando conteúdo valioso, sem recorrer a taxas de assinatura ou custos extras para você.

Como você pode nos ajudar?
Se possível, desative o bloqueador de anúncios para este site. Ao fazer isso, você estará ajudando diretamente na manutenção da nossa plataforma, permitindo que continuemos oferecendo conteúdo de qualidade sem custo para os leitores.

Agradecemos sua compreensão e apoio!
Se preferir, você também pode adicionar nosso site à lista de exceções no seu bloqueador de anúncios. Isso garante que você verá os anúncios, mas de uma forma que não atrapalhe sua navegação.

Obrigado por fazer parte da nossa comunidade!