A Itália é um país deslumbrante, repleto de história, cultura e cenários que vão desde a Roma antiga até a geração mais nova em busca de festas e diversão. Com uma das melhores gastronomias, arte, música e vinho do mundo, a Itália está no topo da lista de desejos de todos para visitar em algum momento. No entanto, como em qualquer grande cidade famosa, alguns golpes visam turistas ingênuos e erros que podem arruinar qualquer viagem. Veja algumas coisas a evitar ao visitar a Itália para que você tenha uma maravilhosa viagem.
1. Evite Fotos com “Gladiadores”
Você gostaria de tirar uma foto com um gladiador romano? Bem, acontece que você deve observar com quem permite que entre em suas selfies. Em 2015, o uso de trajes de gladiadores foi proibido em Roma. No entanto, muitos golpistas ainda o fazem e esperam até que você tenha tirado uma foto com eles para começar a pedir dinheiro. Eles sabem muito bem que os turistas estão esperando tirar muitas fotos e aproveitarão a oportunidade para tentar tirar seu dinheiro. Se você deseja uma oportunidade real de tirar fotos, tente ir a um show ou encontrar um fotógrafo profissional, você pode se surpreender com a qualidade das fotos que trará para casa!
2. O Golpe da Rosa
Imagine uma noite romântica com seu parceiro, completa com música e jantar fino, e alguém entrega uma rosa para o amor da sua vida. Eles aceitarão instintivamente para não serem indelicados, mas aí está o problema! Uma vez aceita, essa rosa custará dinheiro. E o que acontece se você não quiser comprá-la? Bem, você pode parecer um idiota recusando uma rosa para o seu encontro bem no meio do jantar! Uma boa regra aqui é simplesmente ignorar estranhos que se aproximam oferecendo mercadorias de maneira agressiva ou intrusiva. Eles estão todos tentando ganhar alguns euros com algo que você geralmente pode encontrar em qualquer loja pela metade do preço, além de receber um recibo se comprar em uma loja física. Dessa forma, você pode ter a certeza de que produtos defeituosos podem ser devolvidos!
3. Cuidado com Táxis
Os táxis costumam figurar nessas listas com frequência, e a Itália não é exceção. Os taxímetros podem ser manipulados para inflar o preço da viagem, e os motoristas podem fazer longos desvios para aumentar o custo, garantindo assim que você gastou muito mais dinheiro do que o necessário para o que provavelmente é uma curta viagem pela cidade. Uber e transporte público são duas maneiras de garantir que você está pagando um preço justo por qualquer viagem, e você nunca sabe – você pode até conhecer pessoas interessantes pelo caminho! Se um táxi for a única opção e você estiver com pressa, verifique o taxímetro antes de iniciar sua viagem e acompanhe o trajeto no mapa para não fazer um passeio panorâmico apenas para “aumentar” os preços.
4. O Golpe do “Bem Vestido”
Em Roma, existem estratégias únicas para golpistas te tirarem alguns euros de qualquer maneira possível. Um desses golpes é o “golpe do bem vestido”, onde alguém bem vestido se aproxima de você pedindo direções. De alguma forma, eles perguntam como chegar a um lugar que você conhece, o que é o primeiro sinal de que algo pode estar errado. Logo em seguida, eles oferecem um item de roupa de grife com um desconto absurdo, já que você foi tão gentil com eles. Claro, eles também estão sem gasolina de tanto se perder durante o dia, então alguns euros parecem uma ótima maneira de ajudá-los. Infelizmente, a roupa que você está sendo oferecido é uma imitação barata que não vale o tecido em que foi barateiramente impressa. A melhor coisa a fazer aqui é simplesmente dar de ombros como se você não tivesse ouvido falar do lugar para o qual estão procurando e seguir em frente com o seu dia.
5. Cuidado com os Batedores de Carteira
Os batedores de carteira são algo para se tomar cuidado em todas as grandes cidades, especialmente quando você é um turista óbvio que carrega uma carteira no bolso de trás. Essas pessoas praticam por anos e são muito habilidosas em criar uma distração leve – o suficiente para desviar sua atenção – enquanto um cúmplice alivia você de qualquer item nos bolsos. E assim, você fica sem dinheiro, sem passaporte ou documento de identificação com foto, sem chave do quarto de hotel e sem telefone. Isso definitivamente arruinaria suas férias, então seja muito cuidadoso ao usar sistemas de transporte público, onde grandes multidões geralmente são forçadas a ficar próximas umas das outras.
6. A Cobrança por Sentar
Em partes exclusivas da Itália, você pode ser cobrado simplesmente por estar sentado em vez de ficar em pé. O espaço imobiliário pode ser escasso nos cafés mais populares, então os donos de empresas locais desenvolveram uma maneira de reduzir o amontoado. Embora faça sentido quando você pensa sobre isso do ponto de vista da eficiência, a ideia de incorrer em uma taxa extra por estar sentado em uma mesa, em vez de ficar em pé no balcão, é algo que muitas pessoas não esperam. Certifique-se de perguntar a um dos locais sobre quais lugares empregam essa prática, pois ela não é adotada em todos os cafés na Itália. Se for um lugar sofisticado onde muitas pessoas parecem estar em pé quando há assentos disponíveis, você pode pensar duas vezes antes de se sentar e assumir que você é mais rápido do que as outras pessoas ali!
7. O “Pappagallo”
Embora Roma seja certamente uma das cidades mais famosas para o romance, há certas pessoas das quais você deve se proteger. Um desses tipos é o “pappagallo”, nomeado de acordo com a palavra italiana para papagaio. Eles repetem as mesmas frases românticas repetidamente para mulheres que estão sozinhas ou em pares, fazendo com que elas se sintam completamente confortáveis e adoradas. Eles podem começar oferecendo uma conversa a você, deixando você sentir que é a única pessoa atraente do mundo para eles. Antes que você perceba, eles oferecem levá-la para jantar ou para um show. Mas é aqui que a paquera inofensiva se transforma em um golpe sujo. Eles estão atrás de uma coisa, e aposto que você já adivinhou. Isso mesmo; eles repetem essas frases todos os dias para pessoas incautas na esperança de conquistá-las e talvez receber uma refeição grátis no processo. Quando estão em seu quarto, nada é proibido. Eles sabem onde você provavelmente guarda seus objetos de valor e não têm problemas em pegar tudo de baixo do seu nariz. Fique tranquilo, eles nunca entrarão em contato com você novamente e estarão lá no mesmo local amanhã repetindo as mesmas frases que, infelizmente, têm funcionado há anos em turistas ingênuos.
8. Evite Itens Falsificados
Os turistas adoram lembranças, e a Itália oferece algumas das roupas e acessórios de grife mais procurados do mundo. Infelizmente, isso vem com um preço – golpistas estão ansiosos para vender falsificações baratas, muitas vezes afirmando conhecer alguém ou ter uma conexão que lhes permite obter produtos a preços de fábrica. Você acabará gastando muito mais do que o produto vale. Como você está comparando preços com itens que custam milhares de dólares, ouvir um preço na casa das centenas pode parecer um bom negócio. Mas tenha certeza, você está pagando muito mais do que o produto que é uma imitação falsa que não vale o tecido em que foi barateiramente impresso. E se isso não for ruim o suficiente, ser pego com itens falsificados na Itália pode resultar em uma multa pesada de até dez mil euros! Então, o que começou como uma bolsa com desconto acaba fazendo com que você gaste o suficiente para ter comprado o produto original legítimo desde o início!
A Itália pode ser certamente uma viagem memorável repleta de romance, boa comida e vinho, o melhor café do mundo e experiências culturais praticamente ilimitadas, mas somente se você for esperto o suficiente para evitar os golpes que afetam a indústria do turismo de tantas maneiras. Não se preocupe, no entanto, se você prestou atenção aqui, você está bem informado e pronto para viajar sem medo em direção ao pôr do sol romano!
Lembre-se de ser cauteloso, ignorar estranhos oferecendo produtos ou serviços com muita insistência e, acima de tudo, aproveitar a maravilhosa Itália e tudo o que ela tem a oferecer. Buon viaggio! (Boa viagem!)
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.
Booking.com