Astroturismo no Salar de Uyuni na Bolívia
Astroturismo no Salar de Uyuni na Bolívia

Astroturismo no Salar de Uyuni na Bolívia

O Salar de Uyuni, que é a maior planície de sal do mundo, localizada nas montanhas dos Andes, na Bolívia. Esse destino turístico tem se tornado cada vez mais popular, especialmente devido à divulgação através das redes sociais, que destacam sua topografia incomum e pitoresca.

Vista do Salar de Uyuni de noite

Quando o solo está seco, o salar se apresenta como uma imensidão branca, onde só é possível ver o céu azul e o chão branco. No entanto, quando há um pouco de água, a superfície reflete perfeitamente as nuvens e o céu azul dos altiplanos, fazendo com que o horizonte desapareça.

Visitar o Salar de Uyuni é uma tarefa complexa, e os operadores turísticos oferecem diversas opções, desde passeios de um dia até uma viagem de quatro dias pela planície, que possui uma área de 10.583 quilômetros quadrados. A maioria dos viajantes costuma reservar um tour completo e com tudo incluso. Embora seja possível explorar o Salar de Uyuni por conta própria, é aconselhável ir com um operador turístico devido à vastidão da planície e à logística de reservar acomodações e amenidades.

Atualmente, há cada vez mais oportunidades para visitar o Salar de Uyuni durante a noite, aproveitando suas noites estreladas e o amplo horizonte. Como o Salar de Uyuni é relativamente pouco desenvolvido (exceto por algumas comodidades turísticas intermitentes na planície), os visitantes podem desfrutar de céus verdadeiramente escuros. A operadora de turismo Ruta Verde oferece itinerários especiais focados em observação de estrelas, mas também existem outros provedores na região. Os passeios de observação de estrelas no Salar de Uyuni geralmente partem das cidades de Uyuni ou Colchani. Alguns operadores combinam a visualização do nascer ou pôr do sol com uma sessão de observação de estrelas, e os passeios normalmente têm duração de duas a seis horas. Ter um operador turístico garantirá que você não se perca na planície, além de contar com um guia para explicar os pontos astronômicos, que incluem chuvas de meteoros, planetas visíveis, a Via Láctea e as Nuvens de Magalhães. Devido à planície ser extremamente plana, a luz se propaga muito longe, e você precisará de tempo para que seus olhos se ajustem assim que chegar ao local de observação de estrelas.

Vale a pena adicionar o Valle de la Luna (Vale da Lua) ao seu itinerário na Bolívia. As formações geológicas incomuns nessa área ficam fora da capital boliviana, La Paz, e são uma parada fácil se você estiver visitando o norte da Bolívia para conhecer a cidade ou o Lago Titicaca. Isla Taquile, uma ilha acessível de barco a partir de Puno, no Peru, através do Lago Titicaca, também oferece céus escuros maravilhosos e opções de estadia em casas de família.

Quando visitar: O período mais popular para visitar é durante a estação chuvosa, de dezembro a março, quando a água forma poças nos salares e transforma o chão em um espelho do céu. Essa é a melhor oportunidade para tirar uma foto com estrelas acima e refletidas na água abaixo.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Booking.com

Deixe um comentário