Independente da International Dark-Sky Association, alguns países optam por estabelecer seus próprios padrões de preservação dos céus escuros. O Canadá é um desses países, e o Parque Nacional Jasper é um dos 10 santuários de céu escuro no Canadá (para saber mais sobre o maior santuário de céu escuro no Canadá, o Parque Nacional Wood Buffalo, veja na página 172). Conhecido durante o dia por suas pitorescas Montanhas Rochosas Canadenses, lagos alpinos coloridos e deslumbrantes pôr do sol, o Parque Nacional Jasper atrai todos os viajantes que amam atividades ao ar livre. Também recebe entusiastas do turismo astronômico que buscam céus escuros após um dia de aventuras.
A quatro horas de carro de Edmonton, Alberta, ou cinco horas de carro de Calgary, o Parque Nacional Jasper é uma área protegida ampla e relativamente acessível para todo tipo de atividade ao ar livre. Caminhadas, ciclismo, montanhismo e camping são atividades comuns durante o verão, e quando o clima fica frio, os visitantes desfrutam de esqui, caminhadas com raquetes de neve e até escalada no gelo. Cada vez mais, os visitantes se dirigem ao Parque Nacional Jasper durante os meses mais quentes para fazer caminhadas diurnas e fotografia. O fato de oferecer algo para quase todos os tipos de viajantes é uma das principais razões pelas quais o Parque Nacional Jasper está consistentemente entre os destinos mais visitados no Canadá.
À noite, o céu acima das icônicas montanhas e lagos de Jasper rouba a cena. A poluição luminosa limitada – garantida pelo status de Reserva de Céu Escuro do parque – garante uma visão clara das estrelas, da Via Láctea e até mesmo da aurora boreal durante os meses escuros de inverno. Todo mês de outubro, o parque realiza o Festival do Céu Noturno de Jasper (https://jasperdarksky.travel), um dos maiores do mundo em seu tipo. O festival reúne palestrantes, astrônomos, defensores do céu noturno e o público em geral para aprender sobre e experimentar o céu noturno. Também inclui eventos gastronômicos, uma sinfonia sob as estrelas e sessões de astrofotografia.
O Festival do Céu Noturno em Jasper é apenas um dos muitos eventos semelhantes realizados em todo o Canadá. Durante os meses de verão e até setembro, os parques nacionais sediam festivais de céu escuro. Isso inclui o Festival Anual do Céu Escuro de Kluane no Território do Yukon, o Dia da Via Láctea no Parque Nacional Elk Island em Alberta, noites de céu escuro no Parque Nacional Point Pelee em Ontário e a Celebração do Céu Noturno no Parque Nacional Terra Nova em Newfoundland e Labrador.
Quando visitar: Os melhores momentos para visitar em busca de céus escuros são os meses de inverno, de novembro a fevereiro. Se esportes na neve não são sua praia, as estações intermediárias de setembro a outubro e março a maio também oferecem noites escuras, mas com menos neve.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.
Booking.com