A Culinária Etíope: Jornada Gastronômica Única na Etiópia
A Culinária Etíope: Jornada Gastronômica Única na Etiópia

A Culinária Etíope: Jornada Gastronômica Única na Etiópia

A comida etíope é única na região e outra fonte de grande orgulho nacional. Tradicionalmente, os cristãos ortodoxos seguem uma dieta vegana em diferentes períodos do ano, incluindo quartas e sextas-feiras. A carne de porco é proibida tanto pelas fé cristã quanto muçulmana. As especiarias usadas são semelhantes às da culinária indiana. O “injera”, um pão achatado levemente azedo e esponjoso feito de teff fermentado (um grão sem glúten nativo da Etiópia), é fundamental para todas as refeições etíopes. Nas refeições tradicionais etíopes, círculos de injera são estendidos pelo prato e cobertos com uma variedade de guisados de carne e legumes. Não se usa talheres nas refeições etíopes. Em vez disso, pedaços adicionais de injera são arrancados com a mão direita em pequenos pedaços para pegar os vários pratos, formando uma pequena porção de comida. Você vai sujar os dedos com o molho – não se preocupe, mas não os lamba. Use um guardanapo!

O café é muito tradicional na cultura etíope

Pratos Comuns

Key Wat: guisado picante de carne bovina feito com pedaços de carne em vez de carne moída. Às vezes, servido com um ovo cozido em cima.
Tibs: cubos de carne bovina, cordeiro ou cabrito refogados com cebolas, pimentões e outros legumes. Muitas vezes, ramos de alecrim ou outras ervas são adicionados.
Kitfo: carne bovina magra moída crua misturada com especiarias.
Minchet: guisado picante de carne bovina frequentemente servido com um ovo cozido.
Shiro: um guisado vegetariano feito com farinha de grão-de-bico misturada com especiarias.
Mesir Wat: guisado rico e picante de lentilha vermelha.
Kik Alicha: um guisado não picante de ervilha partida feito com açafrão.
Gomen: couve ou couve, cebolas e especiarias refogadas e cozidas juntas.
FirFir: uma combinação de injera desfiada, especiarias, cebolas e às vezes carne.
Devido a questões de saneamento, é aconselhável não comer vegetais ou frutas frescas que não tenham casca grossa (como bananas).

Se você não é um grande fã dos pratos nativos, ou seu paladar simplesmente se cansa, haverá outras opções em restaurantes locais, incluindo pizza e massa. Lanches como o kolo (cevada torrada local), chips e barras de chocolate estão disponíveis em supermercados locais. Doces e sobremesas não são comuns, mas ainda é possível encontrar sorvete e doces em Addis Ababa.

Café

O café é sinônimo de Etiópia, pois foi descoberto aqui pela primeira vez e a qualidade é muito alta. A Etiópia é conhecida por sua elaborada cerimônia do café, que envolve três rodadas de café que passam de forte (abol) para médio (tona) para fraco (baraka), sendo a rodada final considerada uma bênção para o bebedor de café.
O café também é pedido nos estilos italianos de espresso, com um macchiato (café com uma pequena quantidade de leite vaporizado) entre os mais populares. Seja em reuniões de negócios ou sociais, você provavelmente será oferecido várias rodadas de café. Você pode precisar controlar o ritmo, ou solicitar uma alternativa como água.

A culinária etíope não é apenas uma experiência para o paladar, mas também uma imersão na cultura e tradições do país. Ao experimentar esses pratos autênticos e participar da cerimônia do café, você terá uma compreensão mais profunda da rica herança gastronômica da Etiópia.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário