A região do Arizona, nos Estados Unidos, é conhecida como um dos melhores destinos para o turismo de observação de estrelas, sendo impossível deixá-la de fora quando se discute os melhores locais para observar o céu. A Associação Internacional do Céu Escuro foi fundada em Tucson, no Arizona, e o estado possui mais lugares designados como “céu escuro” do que qualquer outro estado nos EUA. A jóia da coroa entre esses lugares é o Parque Nacional do Grand Canyon, que recebeu a certificação de Parque do Céu Escuro em 2016.
O Grand Canyon é uma maravilha natural deslumbrante, com uma descida de mais de 2.000 metros através de camadas de rochas formadas ao longo de milênios no deserto do noroeste do Arizona. O parque nacional que protege o canyon abrange uma área vasta de 4.924 quilômetros quadrados e recebe mais de seis milhões de visitantes por ano.
A maioria das pessoas vai ao Parque Nacional do Grand Canyon para admirar suas características geológicas ou se envolver em atividades como caminhadas, escaladas ou rafting no canyon pelo Rio Colorado que o formou. No entanto, a observação de estrelas está se tornando cada vez mais popular entre os visitantes, que desejam contemplar o céu noturno da mesma forma que os povos indígenas Navajo, Hopi e Havasupai que habitam a região há séculos.
Todos os anos, em junho, o Serviço Nacional de Parques realiza uma festa das estrelas de uma semana no Grand Canyon para educar os visitantes sobre a importância do céu escuro para a flora e a fauna, incluindo os seres humanos, e os impactos da poluição luminosa. O evento conta com palestras de astrônomos renomados, guardas florestais, cineastas e fotógrafos. Também são organizadas sessões de observação solar e noturna por meio de telescópios instalados nas duas extremidades do canyon, nas margens norte e sul. Além disso, os guardas florestais conduzem palestras e caminhadas noturnas a partir dos centros de visitantes durante os meses de outono. É importante verificar a programação durante sua estadia.
Para aqueles que desejam evitar multidões durante a observação de estrelas, o Monumento Nacional Grand Canyon–Parashant é uma ótima alternativa. Parashant recebeu a designação de Parque do Céu Escuro em 2014, antes mesmo do Parque Nacional do Grand Canyon. Este monumento nacional é considerado uma das unidades de parques nacionais mais remotas, sem estradas pavimentadas ou serviços para visitantes, o que o torna um local ideal e fora do circuito turístico para observação de estrelas.
As melhores épocas para visitar o Grand Canyon são a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro). Durante os meses de inverno, o Grand Canyon pode receber neve, então é recomendável levar roupas em camadas para a visita.
Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?
Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.
Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.
O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.
O meu canal de atendimento na agência é o:
Whatsapp: (31) 98704-3396
Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.