Qual Moeda o Turista Deve Usar Durante a Viagem em Baku no Azerbaijão?
Qual Moeda o Turista Deve Usar Durante a Viagem em Baku no Azerbaijão?

Qual Moeda o Turista Deve Usar Durante a Viagem em Baku no Azerbaijão?

A moeda oficial do Azerbaijão é o Manat azeri (AZN). Durante sua viagem a Baku, é recomendável usar o manat para a maioria das transações. Veja alguns pontos importantes sobre o uso da moeda e outras formas de pagamento em Baku.

Moedas em troca na casa de câmbio em Baku

1. Manat azeri (AZN)

  • Símbolo: ₼
  • Códigos: AZN
  • Cédulas: 1, 5, 10, 20, 50, 100, 200 manat
  • Moedas: 1, 3, 5, 10, 20, 50 qəpik (centavos)

2. Câmbio

  • É fácil trocar dólares americanos (USD), euros (EUR) e outras moedas principais por manat em casas de câmbio, bancos e até mesmo em aeroportos. As taxas de câmbio podem variar, então é bom comparar antes de trocar grandes quantias.
  • Evite trocar dinheiro na rua ou com cambistas informais para prevenir golpes.

3. Cartões de Crédito e Débito

  • Cartões de crédito e débito internacionais, como Visa e Mastercard, são amplamente aceitos em Baku, especialmente em hotéis, restaurantes, shopping centers e lojas de grandes marcas. No entanto, em áreas menos turísticas ou em estabelecimentos menores, pode ser necessário pagar em dinheiro.
  • Alguns locais podem cobrar uma taxa extra para pagamentos com cartão, então é bom verificar antes.

4. Caixas Eletrônicos (ATMs)

  • Baku tem uma boa rede de caixas eletrônicos, onde você pode sacar manat diretamente de sua conta global como Nomad, Wise, etc. A maioria dos ATMs aceita cartões internacionais e oferece instruções em inglês. Verifique com seu banco sobre taxas de saque internacional antes de viajar.

5. Dólares Americanos e Euros

  • Embora o manat seja a moeda preferida, dólares americanos e euros podem ser aceitos em algumas lojas e hotéis, especialmente em áreas turísticas, mas isso não é garantido. No entanto, as taxas de câmbio aplicadas nessas transações diretas podem não ser favoráveis, e o troco provavelmente será dado em manat.

6. Pequenas Transações

  • Para pequenas compras, como em mercados, lanchonetes, táxis ou lojas de suvenires, é melhor ter dinheiro em manat. Muitos vendedores podem não aceitar cartões de crédito ou moedas estrangeiras para essas transações.

7. Gorjetas

  • Dar gorjetas não é uma prática obrigatória no Azerbaijão, mas é apreciada. Em restaurantes, uma gorjeta de 5% a 10% é comum se o serviço não estiver incluído na conta. Em outros serviços, como táxis ou guias turísticos, uma pequena gorjeta em manat também é bem-vinda.

8. Planejamento

  • Leve em consideração que, em áreas mais rurais ou distantes do centro de Baku, a aceitação de cartões pode ser limitada, e o acesso a ATMs pode ser menor. Portanto, é sempre bom ter dinheiro em espécie para esses casos.

Durante sua viagem a Baku, o melhor é usar o manat azeri para todas as suas transações. É fácil trocar moeda e sacar dinheiro em Baku, e ter alguma quantia em dinheiro sempre à mão facilitará sua viagem, especialmente para pequenas compras e em locais onde cartões de crédito não são aceitos.

A Importância do Agente de Viagem

O maior benefício de contratar um agente de viagem é que somos pessoas, não chatbots ou algoritmos. Somos pessoas que amam viajar. Assim como você. O diferencial humano pode ser decisivo na sua próxima viagem internacional que você reservar.

Além de oferecer a nossa experiência, variedade de opções e tranquilidade, também ajudamos você a economizar tempo, dinheiro e ter menos preocupações.

Deixe a sua próxima jornada aos nossos cuidados e vamos fazer de tudo para ajudar você a aprimorar a sua experiência de viagem. Afinal de contas, viajar é um grande investimento emocional. E não há nada como ouvir uma voz amigável ao telefone ou receber um e-mail de uma pessoa que sabe quem você é e o que você está procurando. Uma pessoa que está disposta a ajudar você durante cada parte do processo.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

O meu canal de atendimento na agência é o:

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário