10 Dúvidas Mais Comuns dos Viajantes em Viagem Nacional e Internacional
10 Dúvidas Mais Comuns dos Viajantes em Viagem Nacional e Internacional

10 Dúvidas Mais Comuns dos Viajantes em Viagem Nacional e Internacional

Estas são 10 dúvidas muito comuns que eu recebo de viajantes de todo o Brasil.

Passageiro segurando passaporte com cartão de embarque no aeroporto

1- Qual a franquia de bagagem no avião?

Depende da companhia aérea escolhida e se o voo é nacional ou internacional. De um modo geral, para vôos no Brasil, a franquia gratuita é de 1 mala do tamanho P até 10 kg + 1 bolsa ou mochila pequena até 5 kg de bagagem de mão e a franquia de bagagem despachada paga é de 1 mala M ou G até 23 kg por passageiro. Nos vôos internacionais com origem no Brasil, a franquia varia conforme a tarifa e a companhia aérea escolhida. Informe-se sobre a franquia de bagagem adotada pela sua companhia aérea no ato da compra do bilhete.

2- Pacote de viagem é sempre mais barato do que montar a viagem por conta própria?

Não. Os pacotes de viagem compensam mais na alta temporada, quanto as tarifas ficam até 40% mais caras no mercado ou quando o vôo é fretado, porque o valor da passagem aérea por passageiro é menor. Fora isso, tem que comparar, faça ao menos 3 cotações em operadoras de viagem diferentes e tente montar a sua viagem por conta própria, depois compare os preços e decida.

3- Tenho que fazer seguro para uma viagem internacional?

Eu recomendo que você tenha sempre um bom seguro ou plano de assistência de viagem internacional, porque os gastos com qualquer atendimento médico no exterior são altos e em alguns países você nem entra se não tiver um. Porém, você não precisa adquirir um necessariamente, pois, existem algumas maneiras de você obtê-lo sem precisar pagar a mais por isso, como por exemplo comprando a passagem aérea internacional com o seu cartão de crédito internacional que tenha este benefício.

4- O que perguntam na imigração ao desembarcar como turista em um país estrangeiro?

Bem, geralmente, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma e mostrar o passaporte e a passagem aérea com o voo de volta confirmado. O agente imigratório geralmente faz algumas perguntas básicas no idioma local, são elas:

O que você está vindo fazer aqui?

Quantos dias pretende ficar?

Onde vai ficar hospedado(a) durante todo este tempo?

Quanto de dinheiro está trazendo para fazer esta viagem?

Na medida em que você responde a estas perguntas, você pode mostrar alguns documentos que comprovem o que você está dizendo, como a reserva de hospedagem, dinheiro em espécie, comprovante de saldo do cartão de débito pré-pago, etc.

Mais perguntas poderão ser feitas se o(a) oficial suspeitar de suas reais intenções na viagem.

5- Como é o clima no meu destino de viagem no mês em que eu estou viajando?

Eu acho que saber a previsão do tempo para os dias da viagem é importante, mas não torne isso uma condicionante para ir ou não. Por que? Porque infelizmente o clima vem mudando drasticamente em muitas cidades, anos após anos, e fica quase impossível prever com exatidão o que vai acontecer nos dias da sua viagem. Mesmo em dias chuvosos dá para aproveitar os locais fechados das cidades turísticas. No dias sem chuva, aproveite para fazer programas ao ar livre. Alguns sites podem te ajudar nesta tarefa, são eles:

6- Quanto de dinheiro preciso levar na viagem?

Isso é muito difícil prever, porque vai depender do custo de vida no destino, do seu perfil de gastos, etc. O melhor a fazer é colocar no papel tudo o que já foi pago antecipadamente. Se a hospedagem será paga ao chegar, reserve o total a ser pago já com as taxas cobradas, que já consta na sua reserva. Para os demais itens que a gente gasta geralmente no destino, como passeios, alimentação, transportes, etc, você reserva algo em torno de R$ 100,00 por dia, se a viagem for no Brasil. Se for no exterior, calcule uns USD$ 100,00 ou o equivalente na moeda do país de destino. Se for fazer compras, o melhor é dar uma pesquisada antes na internet para ter uma idéia dos preços dos produtos.

7- Quanto tempo leva para o passaporte ficar pronto?

Bem, isso depende muito de cada posto da Polícia Federal que emite o passaporte brasileiro. Por regra, após dar entrada no pedido na Polícia Federal, você recebe o documento uma semana após. Geralmente nas capitais, o atendimento nos postos precisa ser agendado antecipadamente pela internet e para se conseguir uma data e horário para ser atendido(a), você deve se programar, porque pode demorar mais de 1 mês. Eu sugiro que se você ainda não tem o passaporte ou precisa renovar o seu, providencie isso ao menos 2 meses antes da viagem internacional, para não correr riscos.

8- Preciso mesmo fazer a reserva antecipada de hospedagem?

Eu recomendo que sim, porque na alta temporada, por exemplo, você pode não conseguir mais um lugar para ficar. Outra vantagem de quem reserva pela internet é conseguir uma tarifa melhor, já que os sites de reservas hoteleiras costumam negociar tarifas mais baixas, por causa do volume de reservas geradas para o empreendimento. Existem sites de reservas que te cobram antecipadamente e outros que apenas fazem a reserva, mediante uma garantia no cartão de crédito.

9- Qual a documentação necessária para viajar com o(s) meu(inha)(s) filho(a)(s)?

Isso depende se é uma viagem nacional ou internacional e se na viagem a criança estará acompanhada só de um dos país, de nenhum deles ou de ambos. Se ela for viajar com o pai e a mãe no Brasil, basta a Certidão de Nascimento ou o RG, se ela já tiver. Se for para o exterior, leve o passaporte dela + Certidão de Nascimento. Se ela for viajar no Brasil, com apenas o pai ou a mãe, o(a) ausente tem que dar uma autorização de viagem por escrito e com firma reconhecida. Além disso, a criança precisa portar o RG com foto.

10- Como posso viajar mais, gastando menos?

Vou dar algumas dicas. Fuja de viagens em períodos de feriados prolongados ou meses de férias como janeiro e julho, quando os preços ficam muito mais caros. Nas cidades de praia, vá no meio de semana, quando é mais vazio. Em metrópoles como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o final de semana é mais barato. Escolha um meio de hospedagem de acordo com as suas necessidades, para não pagar mais caro por algo que não vai usar. Compre sua passagem aérea ao menos 1 mês antes da viagem, porque quanto mais próxima da data, mais cara a passagem. Nunca viaje sozinho, porque você acaba sem ter como dividir algumas despesas no dia a dia, como alimentação. Deixe para fazer os passeios por conta própria, evitando intermediários, que encarecem o custo da viagem. Faça suas refeições em restaurantes a quilo e que não são voltados para turistas.

Como eu planejo e reservo minha viagem com economia e segurança?

A resposta é simples, consultando um bom agente de viagem.

Aqui na agência Viagem dos Sonhos Turismo, eu tenho mais de 15 anos de experiência na indústria de turismo e tenho um enorme prazer em ajudar os meus viajantes a organizar sua viagem passo a passo.

Eu não cobro por esta consultoria de viagem, tudo o que recebo é uma comissão paga pelas empresas que vão lhe prestar os serviços, seja ela a locadora de carro, o hotel, o hostel, a empresa de trem, a seguradora de viagem, a empresa de ônibus, a companhia aérea, etc.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo e me contar um pouco dos seus planos de viagem, a partir daí, pode contar comigo para organizarmos todo o roteiro da viagem passo a passo, tirar todas as dúvidas que você tiver, dar dicas de como você pode economizar, o que você precisa estar atento(a), como não cair em golpes, etc.

O tempo ideal para começarmos a organizar toda a viagem é entre 90 e 120 dias antes da data desejada, porque assim conseguimos aproveitar as promoções e conseguir maior disponibilidade.

Os meus canais de atendimento na agência são:

E-mail: duvidasdeviagem@gmail.com

Whatsapp: (31) 98704-3396

Eu costumo responder todas as mensagens em até 24 horas.

Deixe um comentário